O início da implementação do PIX Cobrança com vencimento futuro foi adiado para março pelo Banco Central. Trata-se de uma nova funcionalidade para o sistema de pagamentos instantâneos, que facilitará a vida de diversos empreendedores pelo país por meio de um QR Code com vencimento futuro.
Segundo a Instrução Normativa publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União, os participantes do PIX enquadrados na modalidade provedor de conta transacional devem estar aptos para oferecer aos usuários finais, após 15 de março, a leitura de QR Code, ou o tratamento de PIX Copia e Cola, associado a um PIX Cobrança, para pagamentos com vencimento.
Segundo o Banco Central, o Pix Cobrança com QR Code com vencimento futuro funcionará como um boleto, onde o empreendedor poderá incluir dados como valor, juros, multa e descontos.
Desde 16 novembro, já está em operação o PIX Cobrança para pagamentos imediatos. Nessa modalidade, basta o consumidor apontar o celular para o QR Code para a compra ou operação ser concluída.