terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os novos pontos de testagem para Covid em São Luís

O Governo do Maranhão está disponibilizando novos pontos de testagem para a população. Até este domingo (2) a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará reforçando a testagem com pontos itinerantes pela capital. Os testes oferecidos são do tipo PCR-RT, feito a partir de uma amostra de nasofaringe e considerado padrão ouro.

Confira os pontos de testagem

Quinta-feira (29) e sexta-feira (30): A testagem estará disponível na Reserva do Itapiracó, das 16h às 21h.
Sábado (1º): Os testes estarão disponíveis à população na Avenida Litorânea, das 8h às 16h e no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia das 16h às 21h.
Domingo (2): Os testes poderão ser realizados novamente na Avenida Litorânea, das 8h às 12h. Os pontos itinerantes têm como apoio o ônibus de ações externas do Hemomar.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Carlos Vinícius de Araújo destaca que ao ampliar a oferta de testes para a Covid-19, o Governo reforça um de seus pilares no enfrentamento à pandemia no estado.

“O monitoramento de casos da Covid-19 no Maranhão através da testagem tem sido feito pelo Governo desde antes da confirmação do primeiro caso da doença no estado. A testagem, assim como as ações de prevenção e a assistência aos pacientes, são pilares do nosso trabalho para enfrentar a pandemia”, afirma Carlos Vinícius.

O serviço está sendo executado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “Estabelecemos novos fluxos de atendimento diante do cenário de pandemia da Covid-19 no Brasil. A ideia é identificar na população o vírus ativo e, assim, o mais rápido possível, providenciar o atendimento em uma das de nossas unidades de saúde, além de promover o distanciamento com a quebra do ciclo do vírus”, afirmou Marcos Grande, presidente da Emserh.

Para a testagem, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

Marcius Silva, de 48 anos, soube do ponto de testagem no Parque Rangedor por meio de amigos e mensagem via aplicativo. “Há uns dois dias tenho sentido alguns sinais e sintomas, e como fiquei sabendo do espaço, resolvi aproveitar a oportunidade. Acredito que este serviço será essencial para quem precisa, principalmente na mobilização por espaços diferenciados, trazendo mais conforto e tranquilidade”, disse.

O agente de saúde Luís de Sá Marques, de 63 anos, comentou que a disponibilização dos testes amplia a sensação de segurança na população. “Além do teste, é um local onde a pessoa pode tirar dúvidas também”, disse.

– Publicidade –

Outros destaques