A hora de escolher a faculdade e o curso de graduação pode ser muito emocionante, mas também um momento de muita dúvida e ansiedade. Especialmente para aquelas pessoas que ainda não têm sequer uma noção de qual carreira seguir.
De acordo com a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, Fernanda Zeidan, a ansiedade é uma emoção inerente ao ser humano. “Dentro do contexto dos jovens pode ser desencadeada desde o momento em que ele percebe o tamanho da responsabilidade da primeira decisão: qual curso seguir? Ao transitar para a fase adulta, em que existe toda uma pressão de estar se redescobrindo como indivíduo e buscando sua identidade”, analisa.
Em comemoração ao Dia do Vestibulando, celebrado na próxima segunda-feira (24), a especialista pontuou algumas dicas para ajudar na escolha da faculdade e o curso de graduação.
Como escolher a faculdade?
Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação, podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia, pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Letras, Direito, Psicologia ou Administração.
Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com Química e Biologia e abrange vários cursos ligados à saúde como Medicina, Enfermagem e Odontologia. Depois de fazer essa reflexão, você pode começar a pesquisar os cursos da área que mais se adequa ao seu perfil. Porém, também é importante considerar aspectos como: As oportunidades em termos de empregabilidade e renda que cada curso oferece; seus gostos e habilidades pessoais.
Bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico?
Existem três tipos de curso superior no Brasil, o bacharelado, licenciatura e curso tecnológico. Essa é uma informação que você também deve levar em conta na hora de escolher seu curso. Os cursos do tipo bacharelado costumam ter duração mais longa (entre 4 e 6 anos) e dão ao aluno uma formação mais generalista. Já as licenciaturas são voltadas para o ensino e costumam ter duração entre 3 e 4 anos . São a melhor escolha para quem quer ser professor. Os tecnólogos, por sua vez, têm duração mais curta (de 2 a 3 anos) e oferecem uma formação mais prática ao aluno, visando sua rápida inserção no mercado de trabalho.
Vale dizer que alguns cursos são oferecidos no grau de bacharelado e licenciatura, como Educação Física, Pedagogia e Letras.
Onde estudar
Depois de escolher um curso, você ainda precisa decidir onde estudar. Nas faculdades públicas a concorrência é sempre muito alta. Então boa parte dos estudantes acaba optando pelo ensino privado, onde é sempre mais fácil conseguir vagas em todos os cursos. Porém, é fundamental avaliar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Porque só faculdades reconhecidas podem expedir diplomas válidos a seus alunos.
Também é preciso avaliar quesitos como as instalações que a instituição oferece a seus alunos e qualificação dos professores. E não dá para deixar de falar na questão das mensalidades, especialmente para quem tem o orçamento apertado. Aqui a dica é procurar faculdades que oferecem condições especiais aos estudantes, como bolsas de estudo, crédito estudantil e convênios de descontos.
Não se preocupe se errar
É comum achar que decidir a graduação é um momento de “tudo ou nada” e que não há espaço para erros. É claro que todos querem fazer a escolha mais correta, mas caso perceba ao longo do caminho que a decisão deve ser mudada, está tudo bem.
Notando que prefere outra área, é hora de refazer suas análises e planejar a mudança. As transformações fazem parte do caminho e, na verdade, são muito bem-vindas! O importante é estar em um ambiente saudável, feliz e capaz de fazer o que gosta.
Canal Conecta
A Kroton, empresa B2C do grupo Cogna, oferece a toda comunidade o Canal Conecta. No site é possível encontrar diversos vídeos gratuitos com informações sobre profissões, remuneração, atuação profissional e mercado de trabalho. Além disso, a plataforma oferece dicas de como produzir um currículo, conseguir o primeiro estágio e como utilizar o digital para conseguir um novo emprego. Interessados podem acessar o Canal Conecta pelo site www.canalconecta.com.br .