segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Morre em São Luís o jornalista e ex deputado estadual Luiz Pedro

Morreu na madrugada desta quarta (2) o jornalista e ex deputado estadual Luiz Pedro Oliveira e Silva. Ele estava internado na UTI de um hospital da capital desde o último dia 30 de maio após sofrer um infarto.

O jornalista e político brasileiro era natural de Juazeiro do Norte (CE) e tinha grande influência no cenário político local, ingressando em 1982 quando foi eleito deputado estadual pelo PMDB. Ele retornou à Assembleia eleito também como deputado estadual em 2002. Luiz Pedro também atuou como secretário-chefe do gabinete no governo Jackson Lago (2007–2009) e atualmente estava filiado ao PT.

Luiz Pedro junto a Natanael Jr e Geraldo durante entrevista com José Reinaldo Tavares em Os Analistas

Na carreira jornalística, Luiz atuou em diversos meios de comunicação da grande ilha. Trabalhou em O Imparcial e também foi diretor de Jornalismo da TV Difusora. Atualmente o jornalista atuava como um dos apresentadores do programa Os Analistas da TV Guará e também era colunista do Portal Guará.

Em nota a Secretaria Municipal de Comunicação, em nome do secretário Joaquim Haickel, lamentou a morte do comunicador.

“Recebemos com pesar a notícia da morte do jornalista Luiz Pedro de Oliveira, ocorrida nesta quarta-feira (2). Luiz Pedro fez história na comunicação e na política maranhense. Com profundo conhecimento, construiu um legado respeitável. Foi deputado estadual e exerceu o cargo de secretário municipal de Comunicação. Neste momento, prestamos a nossa solidariedade à família e aos amigos de Luiz Pedro. Que Deus possa confortar a todos.”

A Prefeitura de São Luís ressaltou o trabalho do jornalista

“Recebemos com pesar a notícia da morte do jornalista Luiz Pedro de Oliveira, ocorrida nesta quarta-feira (2). Luiz Pedro fez história na comunicação e na política maranhense. Com profundo conhecimento, construiu um legado respeitável. Foi deputado estadual e exerceu o cargo de secretário municipal de Comunicação. Neste momento, prestamos a nossa solidariedade à família e aos amigos de Luiz Pedro. Que Deus possa confortar a todos.”

Haroldo Saboia também prestou sua homenagem

“O Maranhão perde Luiz Pedro de Oliveira e Silva. Jornalista , professor, deputado estadual por dois mandatos, Luiz Pedro, cearense, cedo iniciou sua militância no movimento estudantil e no PCdoB. Veio para São Luiz fugindo da repressão. E logo iniciou seu curso de Comunicação na UFMA, já trabalhando como revisor em O Imparcial. Em 1978 teve papel importantíssimo na campanha de Jackson Lago para deputado federal editando o jornal alternativo. O Rumo. Nesse mesmo ano foi fundamental na minha eleição para deputado estadual pelo Movimento Oposição Pra Valer que criamos no esteio do velho MDB. Quatro anos depois Luiz Pedro é eleito deputado estadual. Há poucas semanas havíamos decidido escrever juntos nossas memórias desses nossos mandatos populares de 1982/1986. Luiz Pedro foi ainda chefe de gabinete do Governador Jackson Lago seu grande amigo e companheiro. Na manifestação de sábado me falou da morte de nossa querida amiga da Assembleia, a Vitorinha. Conversamos a manhã inteira, ao final Fernanda e eu o levamos até o seu apartamento no Vinhais. No domingo infartou e faleceu nessa madrugada. Não sabia que aquele seria o encontro de despedida do velho camarada ! Luiz Pedro PRESENTE!” ressaltou.

O Advogado Guilherme Zagallo também aproveitou para ressaltar o legado de Luiz Pedro

“Luiz Pedro foi um dos poucos deputados estaduais que se posicionou contra a instalação do Polo Siderúrgico da Vale em São Luís no ano de 2004 (junto com Domingos Dutra e Helena Heluy). Na Câmara de Vereadores a situação não era diferente e somente Abdom Murad, Joberval Bertoldo e Marilia Mendonça se manifestaram contra a implantação do polo siderúrgico para produção anual de 22,5 milhões de toneladas de aço a menos de 6 quilômetros do centro de São Luís
Em discurso na assembleia em 13 de dezembro de 2004, quando o debate sobre o assunto estava apena iniciando, afirmou que “ainda é tempo de salvar a nossa ilha, ao mesmo tempo que garantimos empregos e investimentos para o Maranhão, levando esses empreendimentos para a parte continental do Maranhão”.
Em discurso proferido em 21 de fevereiro de 2005 ele explicou seu posicionamento, ao afirmar que “isso (a instalação do polo siderúrgico) não pode ser feito à custa do sofrimento, da qualidade de vida e da ameaça à saúde da população dos quatro municípios da Ilha”, para em seguida concluir que “a instalação desses empreendimentos no continente, onde não causem tanto impacto e onde a concentração populacional seja menor, mais rarefeita, é indispensável”.
Há uma frase sua de 10 de junho de 2005 em que declarou: “O que nos alegra é ver que no início éramos apenas um número reduzido de deputados nesta Casa [contrários à localização das usinas em São Luís] e foi crescendo, ganhando a simpatia de outros colegas”. Ele foi um dos motores do convencimento de alguns dos colegas deputados , que posteriormente se manifestaram contra a implantação do polo siderúrgico em São Luís, como Aderson lago, Carlos Braide, Julião Amin e Rubem Brito.

Em 2007, já como Chefe de Gabinete do Governador Jackson Lago, participou das tratativas que deixaram claro para a empresa que se a empresa pretendia avançar com o projeto, deveria cogitar sua implantação no continente e não na ilha. Assim, no momento de sua partida devemos saudar a coragem de fazer a coisa certa quando isso era difícil e gerava críticas dos meios de comunicação, afirmando em alto e bom som: Luiz Pedro, presente!!” finalizou

O velório acontecerá nesta quarta (2), na Pax União da Rua Grande, às 10h.

– Publicidade –

Outros destaques