São Luís vai receber o projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial Energia. A empresa formalizará nesta terça-feira (08) uma parceria com o Governo do Maranhão para a instalação de uma estação de carregamento pública e gratuita de carros elétricos, além de disponibilizar bicicletas elétricas para uso compartilhado da população no Parque do Rangedor, tendo como base um posto de acomodação com geração de energia solar fotovoltaica integrada. A solenidade de assinatura do convênio será realizada às 10 horas, no Palácio dos Leões, com público restrito, seguindo todos os protocolos contra a Covid-19, para garantir a segurança dos participantes, mantendo o distanciamento social e disponibilizando álcool para higiene.
O evento contará com a presença do Governador do Maranhão, Flávio Dino, do CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, do Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, da Gerente de Relacionamento com Clientes, Francila Soares e do Engenheiro de Estudos e Planejamento, Lucas Pinheiro.
A novidade é uma iniciativa do Grupo Equatorial por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O projeto, que está previsto para inaugurar em novembro deste ano, conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia. O investimento total do projeto em cinco estados é de aproximadamente R$ 19 milhões, sendo que o Grupo Equatorial participará com mais de R$ 4 milhões.
A estação de carregamento de carros elétricos e o posto para bicicletas elétricas serão instalados pela Equatorial no Parque do Rangedor, em São Luís. O objetivo do projeto é avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana. Para isso, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas para uso gratuito da população, como alternativa de locomoção e lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular. Além disso, um carro elétrico será doado para a SEGOV – Secretaria de Governo para realização da fiscalização dos parques públicos estaduais, inclusive onde o projeto estará funcionando.