Os alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado / CAEE Eney Santana, escola mantida pela APAE de São Luís foram as estrelas do “Desfile da Inclusão”, evento que aconteceu na sede da instituição no Outeiro da Cruz na última segunda–feira (21), e que marcou a abertura oficial em São Luís das celebrações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023. O evento teve o apoio da Banda da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
A programação conta uma ampla agenda de atividades, que acontecem diariamente até o próximo dia 28 de agosto, de forma conectada com o tema central desse ano que é “Conectar e Somar para Construir Inclusão”. Desde sua criação em 1963, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, organizada pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), tem desempenhado um papel essencial na promoção da igualdade de oportunidades e na destituição das barreiras que limitam a participação plena da comunidade com deficiência na sociedade.
Segundo a Presidente da APAE de São Luís, Arionildes Silva e Silva, o tema desse ano é relevante para reforçar o compartilhamento de informações por meio das tecnologias e da comunicação, em defesa dos direitos e da inclusão das pessoas com deficiência:
“Na APAE de São Luís temos a missão de fomentar a construção de uma sociedade mais justa e mais inclusiva para as pessoas com deficiência. Este ano estamos celebrando a importância da comunicação e da conexão digital nessa jornada em prol de um mundo mais inclusivo e mais humano. E estamos valorizando os nossos alunos com diversas atividades nessa programação; incentivando também entre eles e seus familiares a inclusão digital, que é muito importante no mundo atual” disse Arionildes Silva no discurso de abertura da Semana.
A Gestora da APAE de São Luís Christiane Diniz reforça que as pessoas com deficiência, a exemplo dos alunos do CAEE Eney Santana, também podem fazer uso das redes sociais como uma ferramenta de inclusão, trabalho e socialização.
“Nosso principal objetivo é trabalhar as mídias, em especial as digitais, para mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla tem toda a capacidade de pertencer também ao mundo digital. Nessa Semana vamos buscar refletir sobre esse tema, e capacitar nosso público PCD mais ainda para esse processo. A Semana traz esse tema que é de suma importância; e vamos trabalhar em nossa rádio web e em outras mídias a questão do protagonismo da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no mundo digital, a exemplo dos influenciadores digitais. A partir da comunicação podemos chegar até a sociedade em geral de forma mais ampla, mostrando todo o potencial e a capacidade do público PCD. Todo esse esforço é necessário para rompermos muitas barreiras que o preconceito ainda produz, e que acabam limitando a participação mais ativa das pessoas com deficiência na sociedade” declarou ela.
Amanda Mary é mãe de Heloisa Vitória de 12 anos. Ela é aluna do CAEE Eney Santana e estava animada em participar do desfile que marcou a abertura da programação.
“Esse é o primeiro ano que ela participa da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, e ficou muito feliz em desfilar. Acho importante esse tipo de evento e estamos adorando todas as atividades da programação” disse Amanda Mary.
Já Tallita Danielle Sampaio pode ser considerada uma veterana das programações da Semana da Pessoa com Deficiência, e esse ano ela foi destaque dançando como baliza na comissão de frente do desfile. Ela é assistida há 35 anos pela APAE de São Luís, e se desenvolve cada dia mais com as atividades. Segundo a mãe, Maria do Carmo Sampaio, a família sempre apoia e acompanha Tallita, que tem muitos sonhos graças a tudo o que vem conquistando desde que começou a frequentar a APAE de São Luís.
“A Tallita está na APAE de São Luis há 35 anos e todo o seu desenvolvimento devemos à APAE. Ela prendeu a andar e a falar aqui; era muito hiperativa quando chegou e foi se desenvolvendo aos poucos graças à fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, natação e todas as demais atividades feitas na APAE. Hoje ela gosta muito das atividades artísticas, e até sonha em ser atriz ou cantora. Adora dançar também, e tem muito ritmo. Minha mensagem é para todos os pais e mães de pessoas com deficiência, é que acreditem no potencial de seus filhos e filhas, desde que bem estimulados. A Tallita é uma benção em minha vida” declarou a orgulhosa mãe Maria do Carmo Sampaio.
Na programação da Semana da Pessoa com Deficiência 2023, destaque para atividades como uma Gincana de Tecnologias Assistivas para alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado Eney Santana (CAEE); além de Visitas Técnicas a locais de relevância cultural e educacional. Voltada para as mães dos alunos, a Oficina “Como Vender pelo Whatsapp”, tem o objetivo de ajudar a fomentar o empreendedorismo entre as famílias dos alunos.
Outro destaque é a Oficina de “Influenciadores Digitais” para Assistentes Sociais e Colaboradores da APAE de São Luís, com o objetivo de capacitar esse público para melhor compartilhar a mensagem da APAE nas redes sociais; que acontece nessa sexta–feira (25) às 9h. No sábado (26) às 10h é a vez do lançamento do vídeo “Conectar e Somar para Construir Inclusão”, resultado da Oficina de Influenciadores Digitais. No domingo (27) está programada uma Maratona de Lives no Youtube, sobre temas relacionados à Semana; e o encerramento se dará na segunda (28) às 14h, com a realização do “Baile do TikTok” para os alunos do CAEE Eney Santana; fechando com chave de ouro a programação que une tecnologia, conexão e comunicação.