domingo, 25 de setembro de 2022

Academia Maranhense de Letras promove conferência pelo Bicentenário da Independência

A Academia Maranhense de Letras (AML) realiza nesta quinta-feira (1º), às 18h, a conferência “O Maranhão e as muitas Independências do Brasil”, com o professor de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Marcelo Cheche Galves, que substitui o professor Matheus Gato – que está impossibilitado de viajar de Campinas (SP) para São Luís esta semana por problemas de ordem pessoal.

A conferência, que terá como debatedora a professora aposentada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Regina Faria, faz parte da programação da AML em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e será aberta ao segmento acadêmico e pessoas da comunidade, no salão nobre da Academia (rua da Paz, 84, Centro).

O professor Marcelo Cheche Galves é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e tem estágio pós-doutoral pela Universidade Nova de Lisboa e pesquisa na área de História do Brasil no século XIX, com ênfase em estudos sobre imprensa e circulação de ideias políticas.

Marcelo Cheche lidera o Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO) e integra a Rede Proprietas (INCT Proprietas), coordenada por Márcia Maria Menendes Motta (Universidade Federal Fluminense), e o Projeto PRONEX – Caminhos da Política no Império do Brasil, coordenado por Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É também bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

– Publicidade –

Outros destaques