Equatorial Maranhão investe em tecnologia moderna para as equipes de campo em suas operações
Para melhorar ainda mais a qualidade da distribuição de energia elétrica no Maranhão, a Equatorial vem investindo em tecnologia e garantindo uma prestação de serviço de excelência para a população, mesmo nos locais mais remotos e de difícil acesso no estado. Recentemente, a Distribuidora adquiriu 30 equipamentos que permitem acesso à internet em satélites de baixa órbita, que proporcionam internet rápida, usando tecnologia que garante redução de custos e melhorias na prestação do serviço. Na prática, esses aparelhos são instalados nas viaturas das equipes de campo da Equatorial Maranhão, permitindo acesso à internet de qualidade e proporcionando velocidade de comunicação de qualquer lugar. O contato dessas equipes com o Centro de Operações Integradas (COI) da Distribuidora passa a ser em tempo real, independentemente do local, por mais isolado que ele seja.
Agora, com essa tecnologia, o COI terá ainda mais agilidade para solucionar interrupções no fornecimento de energia. Antes, em áreas rurais, por exemplo, quando as equipes precisavam passar informações sobre uma ocorrência e não tinham sinal de internet, rádio VHF ou telefonia, elas tinham que se deslocar para uma área com sinal e, só assim, conseguiam informar o centro de operações qual era a situação e o local. Agora, com o uso da nova tecnologia, a equipe fica no ponto exato do ocorrido, fala com o COI em tempo real, inclusive com câmera, WhatsApp, chamada de vídeo, com velocidade e sinal de qualidade, solucionando qualquer situação de forma muita mais rápida e assertiva.
Para Ivando Santos, Executivo de TI e Telecom da Equatorial Maranhão, este é só o começo de muitos investimentos, que vão gerar melhorias na atuação das equipes de campo e, consequentemente, no serviço prestado pela Distribuidora. “Conseguimos aprovar essa tecnologia de acesso à internet de baixa órbita, para substituir a atual, comprovando a sua eficiência e resultados fantásticos em nossas operações. Por isso, adquirimos 30 equipamentos nesse primeiro momento e, até o fim de 2024, teremos mais 180 aparelhos, totalizando 210, um investimento de aproximadamente 700 mil reais, que só traz benefícios, evolução tecnológica, economia de custo, tempo e, principalmente, mais qualidade no atendimento prestado aos nossos clientes”, informou o executivo.
Novo Centro de Operações Integradas (COI):
Como parte das comemorações dos 20 anos do Grupo Equatorial, muitas obras estão sendo realizadas no Maranhão. Além de adquirir essa nova tecnologia, a Distribuidora está reformando o Centro de Operações Integradas, obra que será entregue até o fim de setembro, com um investimento de quase um milhão e meio de reais.
O COI opera toda rede de distribuição da Equatorial Maranhão, nos 217 municípios, com subestações, linhas de distribuição e alimentadores, com mais de 90 colaboradores trabalhando para garantir que a energia seja distribuída da melhor forma possível, nas residências, comércios e indústrias do estado. Ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, na sede da Equatorial Maranhão, em São Luís, e é onde a rede de distribuição é monitorada, através de sensores e equipamentos das subestações, para sempre oferecer energia de qualidade para os clientes do estado.
Para Ivan Nachtigall, Gerente do COI, esses investimentos vão melhorar muito o monitoramento e operação da rede de distribuição. “A obra proporciona uma moderna estrutura de rede lógica e de energia, com passagem de novos cabos, já contemplando um novo sistema, com rede resiliente, videowall moderno, sala de vídeo e conferência, além do aumento de mais de 50% na quantidade de mesas de operação, permitindo uma melhor resposta em possíveis cenários de crises ou contingências. Tudo isso vai proporcionar melhorias no fornecimento de energia elétrica para os maranhenses”, informou o gerente.
20 anos de investimentos:
Ao longo de duas décadas, a Equatorial Maranhão já investiu mais de R$ 9,2 bilhões de reais na modernização de sua rede de distribuição, empregando cerca de 9 mil colaboradores nos 217 municípios do estado. Somente em 2023, foram injetados cerca de R$ 1 bilhão de reais no Sistema de Distribuição, reforçando a segurança e a qualidade do fornecimento de energia, com impactos positivos nas vidas dos maranhenses.