Outubro é o mês da Campanha Internacional pela Despatologização das Pessoas Trans. Conciliado com o tema, acontece a II mostra de cinema Trans em São Luís. O evento está sendo realizado no Cine Praia Grande e começou ontem (22) se estendendo até o sábado (24). A Mostra expõe produções cinematográficas, que abordam a vida, as dores, alegrias, dificuldades, lutas e superações de pessoas transgênero (travestis, transexuais, intersexuais).
Além da exibição de filmes a programação contará com debate, performance artística e sessão exclusiva para escolas públicas, com o objetivo de dar um passo importante na construção de um mundo que tenha respeito às pessoas transgênero e que confirme a tradição do cinema como espaço de desconstrução e renovação dos olhares, além da retirada da categoria “transtornos de identidade de gênero” dos diagnósticos usados por psiquiatras. Segundo Hailey Kaas ativista e palestrante de São Paulo, o termo usado faz com que trans sexualidade pareça uma doença.
“Crimes de transfobia ainda acontecem no Brasil e no Maranhão, Apesar de alguns avanços na luta contra o preconceito, como o direito do reconhecimento legal das identidades sociais, ainda existem muitos paradigmas a serem rompidos” ressalta a organizadora do evento, Andrezza Lvine.
Entre os filmes selecionados, tem também o longa Meninos Não Choram, de Kimberly Peirce. Os ingressos custam R$ 5. Veja, abaixo, a programação completa:
Quinta – dia 22
19h – Exibição do documentário Teste da Vida Real;
Performance de Andrezza Maranhão;
Debate com: Hailey Kaas, ativista e teórica transfeminista, e Andressa Sheron, ativista trans.
Sexta – dia 23
9h – Minha Vida em Cor de Rosa: exibição para alunos da escola pública;
18h30 – XXY, de Lucia Puenzo;
20h – Hedwig – Rock, Amor e Traição, de John Cameron Mitchell.
Sábado – dia 24
18h30 – Meninos Não Choram, de Kimberly Peirce;
20h – Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar, de Beeban Kidron.
Quer nos enviar algum flagrante ou sugestão de reportagem? Mande uma mensagem para o portal@tvguara.com ou nosso whatsapp (98) 99103-2323.