domingo, 2 de outubro de 2022

Agenda econômica: IGP-M e taxa de juros do Brasil e EUA

Na agenda econômica da semana teremos a divulgação IGP-M que mede a inflação no mercado de aluguéis e a definição da taxa de juros no Brasil e nos EUA que ainda podem gerar grande volatilidade nos mercados até o dia da decisão.

O Banco Central do Brasil divulgou o seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de julho que registrou alta de 1,17% em comparação com o mês anterior, superando todas as expectativas do mercado. O IBC-Br reúne as informações do nível de atividade dos 3 setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. Também é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Na sexta-feira, os mercados internacionais fecharam em baixa, influenciada pela queda acentuada das bolsas americanas, que apresentaram o pior desempenho dos últimos 3 meses. A persistência da inflação e sinais de uma economia mais fraca nos EUA e Europa. Além disso, tem a crise energética da região europeia que fazem o mercado acionário global recuar.

O Ibovespa acompanhou o mercado externo na sexta feira e teve baixa de 0,61% fechando nos 109.280 pontos, sendo a 4ª sessão consecutiva de queda. Na semana, acumulou baixa de 2,7%.

Wagner Matos – economista

– Publicidade –

Outros destaques