Alunos da rede estadual de ensino participam neste sábado, dia 13, da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A OBMEP é uma competição nacional de Matemática entre as escolas públicas, que envolve as redes municipal, estadual e federal. É uma programação do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, que está sob a Direção Acadêmica do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Entre os principais objetivos da OBMEP estão estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas;contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; além de também incentivar o aperfeiçoamento dos professores e contribuir para a sua valorização profissional; e contribuir para a integração das escolas com as universidades, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
A OBMEP é realizada em duas fases e está dividida em três níveis: 6º e 7º ano do Ensino Fundamental (Nível 1); 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (Nível 2); e Ensino Médio (Nível 3). Na primeira fase,foi aplicada uma prova objetiva, composta por 20 (vinte) questões para todos os alunos inscritos, que fizeram a prova em sua própria escola. A correção foi feita pelos professores da escola, seguindo as instruções e o gabarito elaborado pela BM/IMPA.
Segunda fase
Da segunda fase participam apenas 5%(cinco por cento) dos alunos de cada nível, aqueles que tenham obtido melhor pontuação na 1ª fase. No Maranhão, 25.604 alunos da rede estadual se classificaram para a 2ª etapa, que consta de uma prova discursiva de 6 (seis) a 8 (oito) questões realizada em centros de aplicação, indicados pela Coordenação da Olimpíada. A correção das provas será feita por uma equipe de professores indicada pela Direção Acadêmica da OBMEP.
Para a coordenadora da OBMEP na Secretaria de Estado da Educação, Luzia de Carvalho, a participação na Olimpíada de Matemática reforça o compromisso com a qualidade da Educação Básica. ?Pelo trabalho de incentivo, ensino e orientação junto a professores e alunos da Educação Básica, a OBMEP representa uma oportunidade de maior crescimento e edificação da educação em matemática nas escolas maranhenses?, ressalta.
As provas da 2ª fase serão realizadas neste sábado, dia 13 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), em todo o Brasil. No Maranhão, serão 182 Centros de Aplicação distribuídos em 15 Unidades Regionais de Educação (UREs) da coordenação da MA01- UFMA, sob a responsabilidade da coordenadora Valdiane Sales.
(Foto: Reprodução/Internet)