sábado, 25 de junho de 2022

G10 Editora

Apae São Luís sela parceria com a Cemar

Com a missão de promover e articular ações de assistência social, educação, saúde e defesa dos direitos da pessoa com deficiência e representar o movimento perante organismos municipais, estaduais e nacional, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados na perspectiva da inclusão social de seus usuários, a Apae São Luís há 43 anos presta atendimentos nos segmentos de Assistência Social, Saúde, Reabilitação e Educação, dentre outros eixos de atuação, à comunidade da capital e de vários municípios do Maranhão.

Referência no país pelo trabalho realizado, hoje a instituição, para poder atender às necessidades de quem precisa do seu apoio e dos seus serviços, é mantida por convênios firmados com o Governo Federal, o Municipal e também com a ajuda da população. A Apae São Luís possui um departamento de telemarketing que funciona de segunda a sexta-feira captando recursos. Quem aceita colaborar pode realizar a doação por meio de depósito em conta bancária, em espécie, ou débito em cartão de crédito.

 “A parceria que estamos firmando com a CEMAR trará uma série de benefícios para nossa unidade. Estamos imensamente felizes com mais essa conquista para instituição, pois, a partir de hoje, os consumidores da CEMAR poderão fazer doações para a Apae São Luís que serão debitadas em sua conta de energia. Para colaborar, basta que esse consumidor autorize nosso telemarketing, que entrará em contato com ele, a debitar os valores simbólicos de R$ 2,00 ou R$ 5,00. Esperamos, em um intervalo de um ano, crescer 100% o número de captações, elas vão contribuir para realizações de novos projetos e com a manutenção de nossas despesas”, explica a presidente da Apae São Luís, Arionildes Silva. 

 

Melhorias na infraestrutura

Os alunos com deficiência que hoje praticam educação física e esportes no Ginásio Poliesportivo da Apae, em 3 meses, poderão fazer suas atividades em um local com infraestrutura e dimensões oficiais, pois a CEMAR, através da Lei de Incentivo ao Esporte, de autoria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, fará reforma no local. Será construída, ainda, uma portaria, que será integrada ao ginásio e terá área de recepção, banheiros e uma sala de espera zpara que os alunos aguardem os pais e responsáveis após o fim das atividades na instituição.

“Todas as atividades realizadas no ginásio proporcionam aos nossos alunos desenvolvimento de suas aptidões esportivas, habilidades psicomotoras e relacionais para maior inclusão social. O ginásio, que tem 30 anos, desde sua inauguração passou por uma pequena reforma e, para garantir maior segurança, por alguns reparos na sua infraestrutura. Para se ter ideia do potencial dos nossos alunos, hoje a Apae São Luís participa de olimpíadas esportivas a nível estadual e nacional”, explica Pedro Afonso de Sousa, gestor da Apae São Luís.

A parceria firmada entre a Apae e CEMAR promoverá ganhos não só para a instituição, mas também para o meio ambiente, pois a Companhia realizará na sede da Associação um projeto de eficiência energética, com a troca de equipamentos como refrigeradores, lâmpadas, condicionadores de ar para modelos que economizarão no consumo de energia ao longo do mês. Serão mais de 50  aparelhos trocados. A ação é contemplada pelo Programa de Eficiência Energética da CEMAR e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica no país.

O ECOCEMAR também participará desta ação com palestras e oficinas com funcionários e pacientes da Apae. Hoje, a Associação já está cadastrada no projeto e recebe doações de materiais recicláveis nos postos do ECOCEMAR.

“As doações recebidas, por meio da conta de energia, serão utilizadas para dar continuidade a projetos que a Apae São Luís já vem fazendo na capital. A CEMAR sempre procura apoiar e fazer parcerias como esta que visam promover a inclusão social de pessoas com deficiência. Queremos que nossos clientes saibam que a nossa preocupação vai além do fornecimento de energia de qualidade. As nossas ações também buscam se unir à iniciativas que promovam a responsabilidade social e que melhorem a vida da população”, ressalta Augusto Miranda, presidente da CEMAR.

 

Sobre a Apae São Luís

Ao mês cerca de 20 mil pessoas passam pela Apae São Luís, que oferece atendimento médico ambulatorial – em 16 especialidades – Atendimento Psicológico e Social, Atendimento em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Exames Laboratoriais e Exames de Imagens. Hoje, a instituição é referência para a população do estado do Maranhão no Programa de Triagem Neonatal com o Teste do Pezinho, que permite a identificação de 17 doenças e também no Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média e Alta Complexidade.  Em 2013, mais de 102 mil crianças realizaram o Teste do Pezinho e mais de 3.600 pessoas com problemas auditivos foram atendidas pela Apae São Luís.

Além dos serviços oferecidos na área da saúde, a Apae São Luís oferece serviços educacionais, totalmente gratuitos, com a Escola Eney Santana, que é mantida pela instituição filantrópica. Fundada em 25 de Março de 1972, a escola desenvolve seus programas, projetos e ações fundamentados numa proposta holística de educação integrada com foco no indivíduo, no cultivo do respeito à diversidade e na valorização do potencial dos educandos com deficiência intelectual e/ou múltipla, promovendo condições apropriadas de atendimento às suas peculiaridades de forma a proporcionar o seu desenvolvimento bio-psicossocial, cognitivo e a inclusão social. O atendimento educacional é estruturado nos programas de escolarização, educação de jovens e adultos, programa especial funcional, educação profissional (oficinas pedagógicas, cursos de qualificação e inclusão no trabalho) com foco na inclusão e qualidade de vida.

– Publicidade –

Outros destaques