quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Assista! Policial militar salva bebê engasgado, na cidade de Caxias

Na cidade de Caxias, policiais militares salvaram a vida de um bebê estava mamando e se engasgou com o leite materno. Os pais, em meio ao desespero de não ver o filho respirando, chamaram a Polícia Militar. Um dos militares pegou a criança e realizou a manobra de Heimlich, salvando a vida do bebê. Clique aqui e veja o vídeo do salvamento da criança.

Em 2022, quatro casos parecidos em cidades diferentes foram registrados no Maranhão. Veja abaixo em os casos e as localidades.

O que é a manobra de Heimlich? A manobra de Heimlich se caracteriza por compressões abdominais que devem ser feitas em situações de emergência, como asfixia por alimento ou objeto estranho preso no trato respiratório.

18 de dezembro – salvamento em Codó

Na cidade de Codó, uma recém-nascida foi socorrida por policiais militares após ter engasgado com leite materno na madrugada do dia 18 de dezembro de 2022, no povoado Quilômetro 17, em Codó, cidade localizada a 290 km de São Luís.

Os pais da menina que tinha apenas quatro dias, procuraram o posto da PM em busca de socorro. Os policiais fizeram uma manobra para conseguir fazer com que o bebê pudesse respirar, que consiste em colocar a criança de bruços sobre a perna e dar tapinhas nas costas até que haja uma desobstrução das vias aéreas.

A menina foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Codó.

30 de agosto – salvamento em Imperatriz

Na madrugada do dia 30 de agosto, a Polícia Militar de Imperatriz realizou um salvamento de bebê. A PM recebeu um chamado atípico, vindo do Bairro Vila Ipiranga. Uma mãe ligou para a central da PM pedindo socorro porque o filho recém-nascido, que na época tinha 25 dias, estava engasgado após ter sido amamentado.

Uma viatura se deslocou ao endereço indicado pela mãe desesperada e conseguiu fazer os primeiros socorros salvando o bebê que logo retomou o fôlego. Em seguida mãe e filho foram levados ao hospital e encontraram a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no caminho.

22 de março – Salvamento em São Luís

Na madrugada do dia 22 março entrou no pátio do 40° BPM, localizado no bairro da Divinéia, em São Luís, um casal desesperado pedindo socorro, pois seu filho recém-nascido estava engasgado com leite materno, não apresentando sinais de respiração e com a coloração roxa.

O 3° sargento PM Brandão, ao tomar conhecimento do fato, imediatamente prestou os primeiros socorros, conseguindo realizar o procedimento de salvamento (manobra de Heimlich), desobstruindo as vias aéreas do bebê. Após os primeiros socorros, o policial encaminhou a criança para a UPA da Vila Luizão para ser atendida por uma equipe especializada.

A técnica do policial e a presteza para o pronto atendimento à vítima, foi de fundamental importância para evitar o óbito da criança.

26 de janeiro – salvamento em Paulino Neves

Na tarde da última quarta-feira (26), uma criança de cinco anos, que se engasgou com comida, foi salva após receber primeiros socorros de um policial militar no povoado Vista Alegre, localizado no município de Paulino Neves, no Maranhão.

O sargento Samuel estava em um momento de lazer com a família no povoado Vista Alegre, quando a família da criança gritou por socorro, após ela se engasgar com um alimento e ficar um tempo sem respirar.

Quando percebeu a situação, Samuel empregou a técnica de salvamento para engasgo de crianças. Em cerca de um minuto, o sargento conseguiu fazer com que a criança restabeleça os sinais vitais e ficou fora de perigo.

– Publicidade –

Outros destaques