quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Atins vai ganhar mais reforço na segurança para manter fluxo de turistas

As investigações da causa do incêndio em dois restaurantes no Vilarejo de Atins, na noite da última segunda-feira (2), estão em continuidade. Além do auxílio do Instituto de Criminalística (Icrim) na perícia, o Governo do Estado também está tomando medidas preventivas e de segurança que devem incluir a obra do heliponto, além do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros no povoado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, destacou os procedimentos de investigação. “Dois oficiais estão providenciando os laudos das perícias realizadas na terça-feira (3). E o Instituto de Criminalística do Maranhão também deve realizar a sua perícia”, ressaltou.

Turismo em Atins

O secretário de Estado do Turismo (Setur), Paulo Matos, destaca que o incêndio não trouxe grandes comprometimentos ao setor turístico e garante que as atividades no povoado seguem acontecendo normalmente e com absoluta segurança. “O Vilarejo de Atins está em total funcionamento com todos os serviços, como restaurantes, bares, hotéis e pousadas. O turista pode ter a absoluta segurança de que será muito bem recebido dentro da mais perfeita normalidade. Nós acreditamos que não há nenhum comprometimento, o fluxo de turistas permanece normal no local”, reafirmou Paulo Matos.

Sensibilizado pelo incidente, o secretário da Setur esteve no local, acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, e reunidos com o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, foi reafirmada a assistência aos proprietários dos restaurantes destruídos. “Felizmente não houve vítima fatal, mas tivemos, de fato, a destruição das duas barracas que são de uma mesma família. Mãe e filho, no caso. Hoje, o local foi limpo, nós demos toda assistência. O prefeito esteve no local, acompanhado de cinco secretários, e nós esperamos que o mais breve possível esses dois locais estejam reerguidos e funcionando. Da nossa parte, eles terão todo o apoio possível”, reafirmou Paulo Matos.

Medidas preventivas

Ainda nesta quarta-feira (4), em continuidade às providências, o secretário de Estado do Turismo esteve reunido com o diretor de Relações Institucionais e Planejamento da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite Soares, para discutir medidas de prevenção de acidentes. O diálogo resultou em um acordo para que equipes da Equatorial revisem a regularização das instalações. “Hoje, discutimos um plano de desenvolvimento e segurança para o Turismo, melhorando a infraestrutura de Atins, para que assim o turista venha para cá com maior conforto, maior qualidade e segurança para desfrutar do Maranhão de encantos”, destacou o secretário de Turismo.

Heliponto de Atins

Visando potencializar as ações de resgate e segurança no vilarejo, o titular da Setur também anunciou que está sendo realizado um estudo junto ao Centro Tático Aéreo (CTA) para a construção de um heliponto em Atins, a partir de parceria com a Prefeitura Municipal de Barreirinhas. “E nós também, com o apoio do CTA, estamos providenciando o melhor local para a construção de um heliponto, juntamente com a Prefeitura Municipal. Em breve, a gente espera licitar e construir. Além do heliponto, vamos propor para que esse espaço seja também uma base onde ficarão o Corpo de Bombeiros e as Polícias Militar e Civil”, observou.

Posto Avançado do Corpo de Bombeiros

Preocupado com os residentes, turistas e a relevância do povoado para o trade turístico, e visando combater incidentes futuros, o governador Carlos Brandão determinou a instalação Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Atins.

O espaço terá estrutura para atender a emergências gerais, como salvamentos aquáticos, atendimento pré-hospitalar, socorro de urgência, além de combate a incêndios. Atualmente, de forma emergencial, uma equipe do Corpo de Bombeiros está dividindo um espaço que já é ocupado pela Polícia Militar na área de Atins.

Vilarejo de Atins

O povoado de Atins é uma pequena vila de pescadores em Barreirinhas, no Maranhão, localizada em frente à foz do rio Preguiças, construída às margens do encontro entre o rio e o mar, rodeada de dunas e lagoas cristalinas.

Os passeios em Atins são nas lagoas que se formam entre as dunas, na praia que se encontra com o Rio Preguiças, além de atividades no mar e no meio da natureza. Ver a revoada dos guarás também é um presente da natureza para os moradores, turistas e visitantes.

– Publicidade –

Outros destaques