quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Bicho Terra, blocos afros e Paulinho Melodia marcam a agenda do Carnaval em São Luís

O Carnaval do Maranhão 2024 segue a pleno vigor, em mais um final de semana que promete muita diversão e alegria. A programação festiva será marcada pela riqueza da cultura local com apresentações vibrantes dos blocos afros, show de artistas da terra e a contagiante animação dos grupos de samba, neste sábado (27), no circuito Beira Mar, e domingo (28), na avenida Litorânea. O evento, organizado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), tem a missão de promover e valorizar as manifestações culturais maranhenses. Entre as atrações estão Groovaê, Vagabundos do Jegue e Bicho Terra.

O secretário de Cultura, Yuri Arruda, expressou sua satisfação com o sucesso do evento e ressaltou a importância em garantir espaço, divulgar e valorizar os artistas e grupos locais. “Estamos celebrando um carnaval único,  que destaca a rica cultura do Maranhão. É gratificante ver a participação entusiasmada da população, apreciando, reconhecendo e prestigiando o talento dos nossos artistas”, ressaltou.

A valorização dos artistas maranhenses é um aspecto central da festa promovida pelo governo. E a agenda deste fim de semana vai agradar uma diversidade de públicos. No sábado, o circuito Beira Mar terá Cortejo dos Blocos Afros, a partir das 16h, com Afro Akomabu, Abibimã, Omnirá, Gdam, Aruanda, Didara, Officina Afro, Netos de Nanã, Afro Juremê, Abyeie Maylô e Aiyê Amadê. O ponto da folia vai se transformar em palco para estes grupos, que ressaltam a ancestralidade e força da cultura negra. O cortejo segue pelo circuito, às 18h, após show de Paulinho Melodia. Em seguida, a cantoras Gisele Padilha (19h) e Bia Mar (20h30) levando para a Beira Mar um repertório para folião nenhum ficar parado.

No domingo, a folia é na Avenida Litorânea, com animação dos grupos de samba e folclóricos consagrados do carnaval maranhense, iniciando às 13h, com Vagabundos do Jegue, seguindo por  Samba de Reis (14h30), Bicho Terra (16h) e Groovaê (17h30). Uma agenda contagiante de celebração e descontração, onde a diversidade de ritmos e manifestações artísticas dá o tom. E tudo, com um forte aparato de segurança.

“O Governo do Estado tem compromisso de garantir a alegria e a segurança do público. Nós, da Secma, estamos trabalhando para proporcionar um carnaval seguro e inesquecível para todos e estes esforços se refletem no sucesso do evento, que vem superando as expectativas a cada dia”, afirmou o secretário Yuri Arruda.

Confira a programação

Sábado – Beira-Mar

16h – Concentração dos Blocos Afros

17h – Paulinho Melodia 

18h – Cortejo dos Blocos Afros – Afro Akomabu, Abibimã, Omnirá, Gdam, Aruanda, Didara, Officina Afro, Netos de Nanã, Afro Juremê, Abyeie Maylô e Aiyê Amadê 

19h – Gisele Padilha 

20h30 – Bia Mar 

Domingo – Litorânea

13h00 – Vagabundos do Jegue 

14h30 – Samba de Reis 

16h00 – Bicho Terra 

17h30 – Groovaê

– Publicidade –

Outros destaques