(R7)
O dálmata Nino, de 14 anos, come ração vegetariana desde que tinha um ano. O dono, Clovis A Martins, garante que a comida sem carne foi a solução para acabar com doenças de pele, típicas da raça.
Muita gente tem optado por não dar mais qualquer tipo de carne aos bichos, principalmente famílias que já são vegetarianas.
Mas a verdade é que não se pode transformar animais em vegetarianos sem que haja acompanhamento médico ou seja dada ração muito balanceada.
A veterinária Fernanda Splendore trabalha também com ração vegetaria e diz que pode ser a solução para muitos cães alérgicos.
De acordo com ela, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal comprovou em estudo que rações balanceadas, mesmo sem carne, suprem as vitaminas de que o cão precisa.
— Lógico que tem que ser balanceada e equilibrada, e o bicho, acompanhado com nutricionista.Não indico para todos os animais.
A médica também não indica que seja imposta uma dieta vegetariana de comida ao bicho. Já para gatos, nem ração vegetariana pode ser dada
— Gatos não produzem taurina. A ração de gato já tem a proteína animal com os elementos .
A nutricionista de animais Aline Almeida, doutora da Universidade Federal de Viçosa, acha que uma alimentação vegetariana, mesmo aos cães, vai contra a natureza do bicho.
— Muitos pesquisadores vêm com fórmula matemática, e a ração vegetatiana vem balanceada e suplementada. Mesmo assim, pode não favorecer a digestibilidade. Acho que é preciso respeitar a biologia do animal.