terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Biometria facial deve ser implatada até o final de maio em São Luís

A implantação do sistema de biometria facial nos 985 coletivos da frota operante, que estava prevista para receber o dispositivo, deve ser concluída até o final deste mês. Além do combate à fraude, a biometria facial vai proporcionar a implantação do bilhete único e mais conforto ao usuário, como a recarga a bordo, reivindicada principalmente por estudantes.

A biometria facial instalada pela Prefeitura nos ônibus da capital é formada por um equipamento que reconhecerá a fisionomia do usuário já cadastrado no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público, impedindo que pessoas utilizem indevidamente o cartão de outros passageiros. O equipamento é composto por uma espécie de máquina fotográfica que detectará o real usuário da gratuidade e da carteira estudantil. Com o equipamento biométrico, o cartão que for utilizado para burlar o sistema será bloqueado, forçando o titular a se dirigir à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

Com a implantação parcial da biometria facial nos ônibus, a SMTT conseguiu reduzir a gratuidade fraudulenta no sistema de transporte da capital, que beirava os 20%. Além disso, mais 5.247 carteiras de estudantes usadas indevidamente por pessoas não autorizadas foram bloqueadas.

– Publicidade –

Outros destaques