terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Blitz da Cidadania alerta banhistas na Praia de São Marcos

Sedihcfaz mobilização de cidadania em praias de São Luís

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) realizou uma mobilização de cidadania no último fim de semana nas praias do Calhau e de São Marcos, em São Luís. A ação intitulada ?Blitz da Cidadania?, percorreu os estabelecimentos comerciais ao longo da Avenida Litorânea e contou com a participação de técnicos da Sedihc, do Viva Cidadão e do Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor(Procon-MA).

Durante a mobilização, foram distribuídos materiais educativos, além de explicações sobre os temas da ação, entre eles: direito do idoso, direito do consumidor, combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, combate ao tráfico de pessoas e erradicação do sub-registro civil de nascimento. “?Um dos passos mais importantes, quando se fala em educação em direitos humanos e acesso à cidadania, é a informação?”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira.

Em cada estabelecimento foi entregue um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em braile, garantindo o acesso de pessoas cegas às informações, além de folder de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Aos frequentadores da praia, os técnicos da Sedihc entregaram adesivos de combate ao tráfico de pessoas com os canais de acesso às denúncias e códigos do consumidor em português.

?O principal trabalho do Procon éeducar. Os estabelecimentos precisam saber quais são os seus deveres e os consumidores, por sua vez, necessitam saber os seus direitos. Daí a importância dessa mobilização, para levarmos aos consumidores essa busca pela garantia dos seus direitos?, disse o gerente do Procon, Kleber José Moreira.

O autônomo Marcelo Mendes aprovou ainiciativa e recebeu o material educativo para distribuir aos seus parentes.?Fiquei surpreso com ação, pois, em um dia de praia, a gente não liga muitopara esses assuntos, mas eles são importantes. Vou levar esse material pra casa e informar os meus parentes também?.

– Publicidade –

Outros destaques