quinta-feira, 20 de junho de 2024

Bombeiros do Maranhão participam de treinamento simulado de combate a incêndios, em São Luís

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizou, no Golden Shopping, em São Luís, o treinamento simulado de combate a Incêndios destinado a 40 oficiais da corporação. A capacitação contou com aula teórica e prática.  

Durante as instruções teóricas, por exemplo, os participantes aprenderam como realizar o gerenciamento de operações de emergência em incêndios estruturais. Na ocasião, o foco foi no Sistema de Comando de Incidentes.

“Essa ferramenta tem como estrutura principal o comando da operação e as seguintes seções: operações, planejamento, logística e financeiro, onde através de princípios que regem desde a comunicação até a hierarquia, atendemos com máxima eficiência desde pequenas às grandes ocorrências”, contou o capitão do CBMMA, Rafael Viana, comandante da 1ª Companhia Independente Especializada em Incêndios em Edificações Verticalizadas.

Já na parte prática ocorreu a simulação de um combate a incêndio no pavimento superior do shopping, momento no qual foram trabalhados pontos críticos em ocorrências dessa natureza, tais como o abastecimento de água e o suprimento de ar respirável.

“No que tange ao abastecimento de água, foram realizados cenários de pressurização com a bomba da edificação e com a bomba da viatura, e no que tange ao suprimento de ar, foi criada uma área de recursos materiais responsável por coordenar o revezamento de cilindros nos equipamentos de proteção respiratória, garantindo a continuidade do combate”, explicou o capitão Viana.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, falou sobre a iniciativa com foco na capacitação dos oficiais. “A contínua capacitação de nossa equipe é justamente para que realizemos um trabalho cada vez melhor para a população maranhense”, destacou o coronel Célio Roberto.

– Publicidade –

Outros destaques