Efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) participou de aula inaugural da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC Florestal), que iniciou nesta segunda-feira (25), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Maranhão, bairro Tibiri, em São Luís. A capacitação é resultado de convênio entre o Governo do Maranhão, por meio da Corporação, com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso prossegue até sexta-feira (29).
A formação reforça os conhecimentos adquiridos e atualiza para o combate a incêndios em áreas de vegetação. O treinamento é o mesmo aplicado em todas as corporações militares do país e realizado anualmente. Participam 74 bombeiros maranhenses, nesta que é a 14ª edição do curso e sediado no Maranhão pela segunda vez.
O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, acompanhou a aula e pontuou que, “a partir da capacitação, os bombeiros terão mais condições de atender os registros, e, o mais importante, agir rápido para salvar vidas” e frisou a importância do treinamento “de nível nacional e que representa um avanço na formação dos nossos militares”. Ele também agradeceu ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Martins, pelo apoio à qualificação dos militares maranhenses.
Na capacitação serão simuladas ocorrências de incêndio com as devidas estruturas de uma situação real para orientar os alunos sobre atitudes de controle, combate e, também, a prevenção destes casos. Foram utilizados equipamentos de combate a incêndio e meios alternativos para a extinção de fogo. “É um treinamento muito importante, considerando seu nível nacional e por estarmos tendo esta oportunidade de atualizar nossos conhecimentos e aprendizado. Vamos ter acesso a novas técnicas e táticas, e assim, obtermos mais condições, de, em tempo mais ágil, controlar essas ocorrências e salvar vidas”, frisou o tenente José Augusto Martins, que participa da qualificação.
Um total de 28 militares maranhenses integram a coordenação, instrução e apoio; além de seis da Força Nacional de Brasília (DF). O curso tem supervisão geral do coronel Célio Roberto, coordenação do coronel Silva Júnior e coordenação adjunta do 1° tenente Elias de Melo.