sexta-feira, 4 de abril de 2025

BRK Maranhão é certificada com Declaração de Energia Limpa pela redução de 100% da emissão de CO2

Equipe de Eletromecânica (Operação & Manutenção) da BRK Maranhão: Railson Silva, Glayson Braga, Marcos Muller, Eduardo Almeida e Gleydson Martone com a certificação de “Energia Limpa”

A busca pela sustentabilidade energética via autoprodução de energia tem se tornado uma estratégia cada vez mais adotada por grandes organizações com o objetivo de reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Para a BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do país, a estratégia para abatimento das emissões vai além da redução.

A organização tem o compromisso de zerar as emissões líquidas de GEE até o ano de 2040, com metas de controle e projetos de mitigação, que vão desde estações de tratamento de esgoto eficientes até autogeração de energia elétrica com fontes renováveis.

No Maranhão, a BRK reduziu, de janeiro a dezembro de 2024, 100% da sua emissão de carbono proveniente do seu consumo de energia elétrica das áreas operacionais vinculadas ao mercado livre de energia, através da aquisição de fontes especiais em parceria com a gestora Raízen, empresa de referência global em soluções de energia renovável.

A certificação da BRK Maranhão é referente à redução da emissão de 416 ton de CO2 no meio ambiente, equivalente ao plantio de mais de 2 mil árvores em um projeto de reflorestamento. Vale destacar que a metodologia de cálculo utilizada pela Raízen é a desenvolvida pela GHG Protocol, principal programa nacional e internacional para medir e gerenciar as emissões de GEE.

– Publicidade –

Outros destaques