sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

BRK premia escolas de Ribamar e Paço do Lumiar com 4 mil livros em “Biblio Móvel”

Biblio Móvel é uma biblioteca com 500 livros, um verdadeiro convite à leitura! Esse foi o prêmio do Concurso de Desenho BRK; um projeto da concessionária de água e esgotamento sanitário BRK em parceria com a Companhia da Cultura, que irá incentivar a leitura de crianças de oito escolas públicas vencedoras, das cidades de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Junto com os livros, foram entregues uma placa para identificação do projeto no local da biblioteca, bem como um manual sobre bibliotecas, explicando como realizar a catalogação e a importância do cuidado com o acervo para incentivar que cada escola transforme seus espaços de leitura em bibliotecas organizadas e ativas.

O Concurso de Desenhos, projeto anual da BRK no Maranhão, visa incentivar as crianças sobre a reflexão da importância dos recursos hídricos, através da criação de desenhos, com temas anualmente propostos pela concessionária. Esse ano o tema foi “Água. A BRK trata, você preserva!”. Ao todo, o Concurso de Desenho BRK recebeu mais de 2.200 desenhos e teve a participação de 24 escolas, das quais as oito vencedoras foram selecionadas pelo número de desenhos inscritos por seus alunos: Quanto maior a participação dos alunos, mais pontos a escola ganhou.

A entrega das Biblio Móvel vem de encontro com a Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares (nº 12.244/2010), que determina que todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, deverão desenvolver esforços progressivos para constituírem bibliotecas com acervo mínimo de um título para cada aluno matriculado – ampliando este acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.

“O incentivo à leitura, o fortalecimento do vínculo escola e comunidade e a ampliação do acervo de biblioteca de comunidades carentes, são a base para que o Concurso de Desenho BRK deste ano tenha um tempero a mais. Foi gratificante entregar uma biblioteca completa para escolas que enfrentam dificuldades em oferecer as ferramentas ideais para estimular seus professores na promoção do acesso de seus alunos à leitura”, relata Amanda Cardoso, responsável pela área social da BRK no Maranhão.

No final de novembro, a escola José Miguel Duailibe, localizada na Trizidela da Maioba, em São José de Ribamar, recebeu a biblioteca móvel. O evento contou com a presença da diretoria da escola, funcionários públicos e representantes da BRK Maranhão. Sayonara Maria Moreira Silva Monteiro, gestora da escola comemorou o prêmio: ““Esses livros aqui são para ampliar ainda mais o conhecimento e a vontade que nossos alunos têm em crescer, viajar com a leitura e aprender muito mais. Esses livros são para todos os alunos e a escola agradece à BRK pelo brilhante trabalho. E que continuem fazendo com que a educação no Brasil seja realmente transformadora” declarou a gestora.

As escolas vencedoras contempladas com as bibliotecas foram as seguintes: EM Profa. Leda Tajra Chaves, Colégio Militar Tiradentes, EM Dr. Júlio Matos II e EM Miguel Duailibe em São José de Ribamar. E em Paço do Lumiar: UEB Profa. Maria Lourdes Silva, UEB Ver. Almeida; UEB \prof. José Maria Ramos Martins e UEB Ver. Raimundo Romualdo.

A Companhia da Cultura, tem longa experiência na realização de projetos de incentivo à leitura e traz em seu histórico a viabilização de bibliotecas diferenciadas em escolas, hospitais, ONGs e bibliotecas específicas para jovens ou primeira infância. Daniele Torres, sócia fundadora da Companhia da Cultura explica que “para esse projeto selecionamos uma curadoria especial de livros, entre os clássicos, best sellers e lançamentos, livros de autores nacionais e internacionais, e um percentual elevado de livros acessíveis: como os livros em braile e audiobooks, para atendimento a crianças de 6 a 14 anos. Além disso, uma parte da biblioteca trouxe livros específicos para os professores, buscando ampliar seus conhecimentos e suas ferramentas de ensino”.

– Publicidade –

Outros destaques