As buscas submersas, na Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, foram temporariamente interrompidas nesta quinta-feira (2), segundo comunicado da Marinha do Brasil. A suspensão ocorreu devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito.
O Consórcio Estreito Energia (Ceste) informou à Marinha que há a necessidade de regularizar o volume de água represado na barragem. Por isso, as buscas não serão feitas por mergulho nesta quinta, nem com utilização de drones subaquáticos, Mas será mantido o trabalho por embarcações e drones aéreos.
12 mortos
Foram registradas 12 mortes no desabamento da ponte na BR-226, entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), mas ainda têm cinco desaparecidos.
De acordo com a Marinha, continuam desaparecidos:
- Felipe Giuvannuci Ribeiro, de 10 anos
- Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos
- Marçon Gley Ferreira, de 42 anos
- Alessandra do Socorro Ribeiro, de 50 anos
- Salmon Alves Santos, de 65 anos
Mãe e filha
Duas das vítimas, que são mãe e filha, tiveram os corpos retirados do rio na última terça-feira, dia 31 de dezembro de 2024.
Elas estavam dentro de um VW Voyage, de cor branca. Os corpos eram de Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos, e a filha Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos, que viajavam com Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos, o único sobrevivente da tragédia.
Outro corpo, que havia sido localizado na terça, foi retirado da água na quarta-feira (1º). A vítima estava dentro da cabine de um caminhão submerso no Rio Tocantins.
Na quarta, a equipe de buscas não localizou nenhum corpo dentro de uma picape GM S10, que estava submersa a 42 metros de profundidade.
Leia a nota na íntegra:
“A Marinha do Brasil (MB) informa que, nesta quarta-feira (01), deu continuidade à operação de busca e resgate às vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Hoje (01), os esforços foram concentrados sobre uma picape modelo S10, submersa a 42 metros de profundidade. As incursões com mergulhadores e drones subaquáticos não identificaram a presença de corpos no interior do veículo.
A MB informa que nesta quinta-feira (02), serão interrompidos os trabalhos de mergulho e a utilização de drones subaquáticos. A interrupção se deve à necessidade de abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito.
O Consórcio Estreito Energia (CESTE) comunicou à Marinha a necessidade de aumentar o volume da vazão defluente, no dia 02 de janeiro, devido à maior incidência de chuvas na região. Ao adotar esse procedimento, o CESTE pretende regularizar o volume represado.
Enquanto isso, as buscas continuarão sendo realizadas, por meio de embarcações e drones aéreos.
A Marinha se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e coloca, à disposição do cidadão, os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da Capitania dos Portos do Maranhão, 0800-098-8432 e (98) 2107- 0121, para receber informações a respeito de qualquer situação que possa comprometer a salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis ou que represente risco de poluição ambiental”.