quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Campanha alerta contra exploração de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realiza nesta semana uma programação especial pelo Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é comemorado hoje (18).  

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que, no Brasil, por ano, são registrados cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências.

Apenas em 2014, foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

Sob o tema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima realiza a Parada das Flores, uma grande articulação na comunidade Túnel do Sacavém com crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 

Nesta segunda (18), um grande evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA), será realizado no Parque do Bom Menino. Além disso, o Cras vai promover rodadas de palestras no dia 19, 20 e 21 com o objetivo de chamar atenção para a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infantojuvenil, abordando o enfrentamento a diversas violações, como violência sexual, maus tratos, exploração do trabalho e negligência.

 

O Disque Denúncia ou Disque 100 é o melhor meio para a população denunciar os crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes de forma sigilosa. O serviço é gratuito e funciona 24 horas. As denúncias são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

– Publicidade –

Outros destaques