Em São Luís, a Escola de Natação Clube do Ativa, foi uma das representantes do evento, conhecido pela sigla em inglês WLSL (World’s Largest Swimming Lesson™).
A WLSL é promovida pela Associação Mundial de Parques Aquáticos desde 2010. É um evento global de relações públicas apoiado por instalações aquáticas, parques aquáticos, piscinas, escolas de natação, ACMs, entre outros.
“Esse é o primeiro ano que nós participamos e conseguimos levar mais de 200 pessoas para piscina. Aulas de natação salvam vidas e nosso objetivo é aumentar a conscientização sobre essa importância”, explica a professora Tatiana Galli.
O afogamento é hoje a segunda principal causa de morte não intencional em crianças em várias partes do mundo. Ensinar a criança a nadar é fundamental para evitar os acidentes. Um estudo de caso realizado com o suporte da National Institute of Child Health and Human Development – EUA, demonstrou que a participação em aulas formais de natação pode reduzir o risco de afogamento em 88% para crianças com idade entre 1 a 4 anos.
O evento em 2019 marca o décimo aniversário da WLSL e reforça a mensagem que “Aulas de Natação Salvam Vidas” (Swimming Lesson Save Lives ™) para milhões de crianças e adultos.
“Nós viemos para reforçar essa importância. Quanto mais pessoas se conscientizarem sobre isso será possível reduzir esses acidentes que acontecem com crianças, mas pode acontecer com qualquer pessoa”, ressalta um dos participantes.