segunda-feira, 29 de maio de 2023

Campanha alerta sobre câncer de mama

A Secretaria de Estado da Saúde está chamando a atenção de mulheres consumidoras e vendedoras para o combate ao câncer de mama por meio de ações nas feiras de São Luís. As atividades começaram no Mercado Central. Até sexta-feira (17) será realizada nas feiras da COHAB/Anil,Vinhais, Beira-Mar (perto do terminal da integração) e São Francisco.

Organizada pelo Departamento de Atenção a Saúde da Mulher/SES, a mobilização integra atividades do “Outubro Rosa”, campanha dirigida às mulheres e que alerta para importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante a semana, técnicos do departamento, com a colaboração de acadêmicos de enfermagem, vão visitar feiras e mercados públicos chamando atenção para o combate a doença por meio de panfletagem junto às mulheres feirantes e consumidoras.

“Nós estamos direcionando esta ação aos mercados públicos como estratégia de visibilidade, devido ao fato de que são locais de grande movimentação onde transita um grande número de mulheres que fazem suas comprar e também aquelas que trabalham nas feiras”, explicou Ana Maria Nogueira, chefe do departamento e coordenadora da ação.

Prevenção

Estão sendo oferecidos folders e sacolas de feira retornáveis com a marca da campanha “Outubro Rosa”.O objetivo é lembrar a alta incidência e prevalência de casos em todo país cuja taxa de morbidade e mortalidade é de 49 mil a cada 100 mil habitantes.

“É preciso informar as mulheres da importância de cuidados permanentes como o exame do toque, a mamografia digital anual para aquelas na faixa etária de 40 a 69 anos, e ultrassonografia para as mais jovens, abaixo de 40 anos”, alerta Ana Maria Nogueira.

– Publicidade –

Outros destaques