quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Campeonato Maranhense de Handebol termina neste final de semana

27 equipes disputam o título geral da competição em 3 categorias feminino e masculino (infantil, infanto e adulto) 

Pela primeira fez, o Campeonato Maranhense de Handebol percorreu todo o Maranhão. Para fechar o ciclo que durou quatro meses de disputas, com dois turnos  em cada regional, a  Federação Maranhense  da modalidade finaliza a competição reunindo as equipes classificadas das quatro Regionais (Tocantina, São Luís, Central e Cocais), na cidade de São Luís. As rodadas serão nos ginásios: Castelinho, APAE e Ipem – Calhau. A entrada é gratuita. 

Uma maratona de jogos foi montada para conhecer os campeões. No sábado (17), tem rodada das 8h às 21h, no ginásio Castelinho. Pela tarde, a competição segue no ginásio do Ipem – Calhau, das 13h às 19h. No domingo (18), serão as partidas decisivas, com rodadas simultâneas que se iniciam às 8h, em dois ginásios: Castelinho e Apae. Também no domingo (18), pela tarde, ocorrerão as finais do Infanto (feminino e masculino), a partir das 13h, no ginásio da Apae.  As finais da categoria adulto (feminino e masculino) começam a partir das 14h00, no ginásio Castelinho.  

Entre as equipes competidoras, a escola Barbosa de Godóis vem dominando as categorias de base. Com as equipes do infantil (feminino e masculino), o Barbosa de Godois venceu o 1º turno do Estadual e conquistou o bicampeonato da Etapa São Luís. Ainda no 1º turno, a equipe foi campeã no infanto masculino. Caso a escola, nessas categorias, seja vencedora do 2º turno, fica com o título de Campeã Maranhense. 

Já no infanto feminino, a equipe ‘Jovens Liceu’ venceu o 2º turno da Etapa São Luís e o 1º turno da competição. Este ano, a equipe também  foi campeã invicta dos Jogos da Juventude. Com a vitória, o Liceu colocou o Maranhão na segunda divisão desse torneio nacional.

Ainda sobre os campeões do 1º turno, realizado em outubro, na cidade de Imperatriz, o Hollanda/GHC de Codó foi o vencedor no adulto masculino. E no feminino, o troféu foi para a equipe Graça Aranha, que também foi a melhor representante de Imperatriz nessa etapa. 

Como algumas equipes não compareceram à final do 1º turno geral,  as disputas da categoria adulta prometem ser as mais acirradas. Nessa grande final, participam as equipes vencedoras da Etapa São Luís.  No feminino, tem o time  bicampeão do Moto Club.  No masculino, o Audax – MA e São Luís HC, vencedores, respectivamente, do 1º e 2º turno dessa etapa. 

“Esse foi um campeonato inédito, pois percorreu todo o Estado. Ainda teve caráter solidário.  Mais de quatro toneladas de alimentos foram arrecadados, sendo beneficiadas dez instituições sociais. A dimensão desse torneio se traduz pelo recorde de inscrições, 88 equipes nas quatro Regionais, totalizando 1.300 atletas. Todos estão de parabéns por ajudar a democratizar o esporte: atletas, organização, e patrocinadores, Cemar e Governo do Estado do Maranhão, através do apoio do secretário Márcio Jardim da Sedel”, destaca Jefferson Barbosa, secretário executivo da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

O Campeonato Maranhense de Handebol tem o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

EQUIPES CLASSIFICADAS

Regional Central: Newton Neves/ Titans;  Seleção Barreirinhas (duas equipes);  CEAMC Handebol;  Bacabal EC; Gingoso HC.

Regional Cocais: Codó Handebol/ Atlef/Ifma;  Hollanda GHC M.de Nassau (duas equipes);  GHC Batista Codó

Regional Tocantina: Graça Aranha (duas equipes), Arteceb, CHC

Regional Metropolitana: Moto Club, Audax – MA (quatro equipes);  São Luís HC; Barbosa de Godois (três equipes); AESF/PHLC/PM;  AESF/PM; Jovens Liceu.

Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com

– Publicidade –

Outros destaques