quarta-feira, 22 de maio de 2024

Candidatos poderão usar documentos digitais como identificação no Concurso Público Nacional

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizará no próximo domingo (5), a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). Por isso, é importante lembrar aos candidatos e candidatas a importância de organizarem seus documentos para que não ocorram imprevistos no dia da prova.

De acordo com o edital, a apresentação de um documento de identidade original com foto é obrigatória, e é válido ressaltar que cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas em nenhuma circunstância.

Para facilitar, será autorizada a utilização de documentos digitais para a identificação pessoal, os quais incluem o e-Título, CNH Digital e o RG digital. Estes devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou pela Carteira de Documentos Digitais do GOV.BR. A apresentação dos documentos será feita na entrada da sala de prova. É essencial garantir que o aplicativo esteja previamente baixado no celular e que o dispositivo esteja carregado. Testar o aplicativo previamente é fundamental para evitar contratempos. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.

Concurso Público Nacional Unificado

O objetivo do CPNU, idealizado e coordenado pelo Ministério da Gestão, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

A prova do Concurso Nacional será no dia 5 de maio e será aplicada em 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.  A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 21 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.

– Publicidade –

Outros destaques