quinta-feira, 8 de maio de 2025

“Que a paz esteja com vocês”, diz Robert Prevost, o novo papa Leão XIV

O novo papa escolhido para substituir Francisco é o cardeal Robert Prevost, que assume o nome de papa Leão XIV. Ele é de origem Norte Americana, Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80.

Robert Prevost tem 69 anos e ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos. Essa posição é estratégica e lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja ao redor do mundo. O papa Leão XIV nasc em Chicago (EUA), no dia 14 de setembro de 1955.

Essa experiência foi vista como um ponto forte em sua candidatura e escolha como o novo papa. Como o novo papa, Leão XIV falou as primeiras palavras: “que a paz esteja com vocês”.

Robert era muito próximo do papa Francisco. No dia 3 de novembro de 2014, o próprio papa Francisco nomeou Prevost administrador apostólico da Diocese de Chiclayo e bispo titular de Sufar. Recebeu a consagração episcopal em 12 de dezembro de 2014. Já em 26 de setembro de 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo.

Em 30 de janeiro de 2023, o Papa Francisco nomeou Robert Prevost prefeito do Dicastério para os Bispos, a partir de 12 de abril, com o título de Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo.

Fim do Conclave

No início da tarde desta quinta-feira (8), o novo papa foi escolhido. Por volta das 13h a fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina para indicar que os cardeais chegaram a um consenso no Conclave para escolher o sucessor de Francisco

Nessa quarta-feira (7), no primeiro dia do conclave, ocorreu a primeira votação dentre os 133 cardeais que precisam escolher um nome com apoio de pelo menos dois terços dos votos, o equivalente a 89 votos.

Cerca de 15 mil pessoas se reúnem na Praça de São Pedro à espera da fumaça branca que anunciará o novo líder da Igreja católica, que congrega 1,4 bilhão de membros.

A primeira missa do novo papa deverá ser em até cinco dias.

Início do Conclave

O Conclave iniciou nessa quarta-feira (7), na Capela Sistina. O Conclave reuniu 133 cardeais para a escolha do novo papa.

Conclave do Papa Francisco também durou 2 dias

A média dos últimos quatro Conclaves variou entre dois e três dias, assim como a escolha do novo pontífice que irá substituir o papa Francisco.

Quando o papa Francisco foi eleito, a votação durou também apenas dois dias, em março de 2013.

Naquele ano, os cardeais votantes foram convocados para a eleição em fevereiro, logo após a renúncia de Bento XVI.

O conclave que elegeu o argentino Jorge Mario Bergoglio começou no dia 11 de março e durou até o dia 12.

– Publicidade –

Outros destaques