O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, a presidente do Iphan, Katia Bogéa, e o prefeito Edivaldo Holanda e superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary vistoriam nesta terça-feira (25), às 9h, o andamento das obras de requalificação das praças Deodoro e Pantheon, incluindo as alamedas, e da Rua Grande, no Centro Histórico.
O amplo projeto urbanístico integra as ações do programa PAC Cidades Históricas realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís segue no ritmo previsto pelo cronograma do projeto de execução, avançando para a quarta quadra na Rua Grande.
Rua grande
A Rua Grande, maior centro comercial de São Luís, está em nova fase das obras com serviços de pavimentação em andamento e outros trabalhos em quatro quadras da via.
Esta é uma das ações do conjunto de obras proposto ao local, que tem como objetivo promover a recuperação do centro comercial da cidade, a partir do reordenamento do espaço urbano.
Na primeira quadra da Rua Grande – entre as ruas do Passeio e de Santaninha – está em andamento a execução da pavimentação nas calçadas com uso de granito cerrado cinza. O trecho recebe ainda preparo da base com brita graduada para colocação do piso intertravado na área central da via.
Entre as ruas de Santaninha e Santa Rita, na segunda quadra, está em conclusão a execução das caneletas para posterior instalação das tampas para início da concretagem da laje armada nas calçadas e, por fim, a pavimentação do trecho.
Na terceira quadra, entre as ruas de Santa Rita e da Mangueira, inicia obras de construção da infraestrutura da rede subterrânea de energia e demais serviços de acabamento e pavimentação.
O projeto da Rua Grande inclui serviços de embutimento da fiação elétrica e telefônica, drenagem profunda e esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres.
Na Rua do Passeio, que faz ligação com a Rua Grande, foram construídas caixas de manutenção e inspeção das infraestruturas de esgoto, drenagem e eletricidade. Essas estruturas possibilitam que equipes de cada sistema realizem as devidas manutenções, quando necessário.
Serão construídas ainda duas destas caixas para agregar a rede subterrânea do entorno, que contempla trechos entre as praças do Pantheon e Deodoro, além da intersecção com a Rua Grande. Já foi concluída a execução das canaletas de drenagem e toda infraestrutura subterrânea.
Na quarta quadra, entre as ruas dos Craveiros e São Pantaleão, foi aberta frente de trabalho com serviços na rede de distribuição de água, de esgotamento sanitário e instalação de novas ligações domiciliares.