O Carnaval reúne um expressivo número de pessoas em todas as edições anuais. Para curtir a festa, o folião precisa dar uma atenção especial à rotina de refeições, pois se alimentar da forma correta irá garantir energia. Confira sete dicas para manter o organismo funcionando corretamente e curtir a brincadeira de rua de forma saudável.
Invista em carboidratos e evite alimentos gordurosos
De acordo com a nutricionista Tâmara Ferreira, a dica de ouro é balancear a alimentação com a ingestão de carboidratos, frutas, raízes e sanduíches leves. Para não correr o risco de ter uma indigestão, os foliões devem evitar os alimentos gordurosos, as frituras e as comidas pesadas como feijoada, rabada, mocotó e cachorro-quente.
Hidrate-se
Água mineral, você vai ficar legal, esse velho bordão do Carnaval faz toda a diferença quando o assunto é hidratação. É recomendado ingerir água mineral, água de coco, sucos naturais e água aromatizada.
De olho na higiene
A nutricionista alertou aos foliões a ficarem atentos à preparação dos alimentos, e às condições de salubridade do local.
— Deve-se observar a bancada onde a comida está sendo feita, se quem manipula o alimento pega em dinheiro ao mesmo tempo, porque esse procedimento é incorreto. Evite locais com pouca higiene e também alimentos gordurosos. Tem que ficar atento para a roupa de quem prepara a comida, se o avental está asseado.
Evite o desgaste físico
Entre os intervalos da folia momesca, é imprescindível recuperar as energias para ter pique durante a maratona de festejos. Para Tâmara, é importante se alimentar muito bem antes de ir curtir a folia e também dormir, no mínimo, de seis a oito horas.
Para quem não dispensa bebidas alcoólicas
A dica da nutricionista é se alimentar de forma reforçada, mas sem exageros, afinal, saco vazio não para em pé.
Vai uma malhação
Os exercícios estão liberados para quem não dispensa as atividades físicas, porém, é prudente garantir uma rotina de treinos mais leve e sem exageros, intercalando exercícios de alongamento e relaxamentos. A nutricionista recomendou uma alimentação balanceada tanto no pré quanto no pós-treino.
— Antes do treino é bom consumir frutas, fibras, iogurtes, raízes, frango, peixes, ovos e após o treino praticamente os mesmos alimentos só quem sem excessos.
Invista nos gelados
Para manter a sensação de frescor e amenizar o calor do verão, é aconselhável ingerir picolés e sorvetes de fruta.