A Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento a dois mandados de busca e apreensão domiciliar e a dois mandados de prisão preventiva contra um casal investigado pela prática do crime de furto qualificado por rompimento de obstáculo ocorrido no mês de outubro de 2024, no bairro Ponta do Farol, em São Luís.
No curso das investigações realizadas pela Delegacia Especial da Mulher de São Luís (DEM), foi verificada uma extensa ficha criminal para o homem de 40 anos, totalizando pelo menos 11 ocorrências policiais, com seis passagens pelo sistema prisional, que datam de 2013 até os dias atuais, a maioria pelo crime de arrombamento de veículos estacionados em via pública. Ainda segundo as pesquisas, o homem possui passagem criminal, inclusive, em outro Estado da federação.
Já a mulher, de 30 anos de idade, registrava uma passagem pelo sistema prisional maranhense e duas ocorrências também por crime de furto qualificado por rompimento de obstáculo, com uso do mesmo modus operandi.
O casal foi localizado em sua residência, situada em um conjunto habitacional do município de Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís. No imóvel, foi encontrado um celular subtraído de uma vítima, além de uma vasta quantidade de objetos sem comprovação de origem, havendo indícios de terem sido subtraídos de outras vítimas.
Dentre os materiais apreendidos, estão materiais médicos (dois estetoscópios, próteses cirúrgicas, alicates cirúrgicos), materiais de pesca profissional, ferramentas, moeda estrangeira, joias, quatro aparelhos celulares, diversas armas brancas (facas, facões, manopla), uma balança de precisão, um tesourão (usado para romper correntes resistentes), dezenas de bolsas femininas, artigos personalizados, lanternas, dentre outros.
A ação policial contou com apoio operacional de policiais civis da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP) e da Delegacia Fazendária de São Luís (DEFAZ).
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e estarão à disposição da justiça. Quanto aos objetos apreendidos, a Polícia Civil diligenciará na busca de seus possíveis proprietários.