terça-feira, 22 de junho de 2021

Arraial Live Guará - Falta 1 dia
Centro em Reabilitação de crianças com autismo é referência no Maranhão

Centro em Reabilitação de crianças com autismo é referência no Maranhão

Foto: Reprodução
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

 

Foto: Reprodução

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é referência no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Localizado na Rua Domingos Rodrigues, nº85, bairro do Olho D’ Água. O centro oferece aos pacientes uma programação intensiva de terapias para crianças diagnosticadas com autismo focando na análise comportamental aplicada.

Em entrevista ao Portal Estadão, a coordenadora do Centro de Reabilitação ressalta que “o foco é uma intervenção intensiva, individualizada e multiprofissional, e nós fazemos registros de análise comportamental, criamos gráficos de desempenho. Assim, conseguimos medir semanalmente como está o desenvolvimento daquele paciente com base no programa que a gente propôs e mensurar se essa intervenção está funcionando ou não. É uma terapia baseada em evidência, e isso não é muito comum na rede pública”, explica Flávia Neves Bacelar, mestre e doutora em teoria do comportamento e coordenadora do centro de reabilitação.

Desta forma os pacientes ao serem submetidos ao tratamento, no primeiro será feito uma avaliação para identificar em que quadro o paciente vai ser direcionado para iniciar o tratamento.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) tem capacidade para atender 70 pacientes com autismo, assim, profissionais montam uma programação para crianças que vão passar por sete horas e meia de intervenção durante a semana, com acompanhamento intensivo de profissionais especializados em psicologia, psiquiatria, psicopedagogia, educadores físicos e terapeutas ocupacionais.

A nível nacional pacientes com autismo que usufruem do Sistema Único de Saúde (SUS), são atendidos pela a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio do  Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Centros Especializados em Reabilitação (CER).

Para mais informações:

O Centro Especializado em Reabilitação (CER), fica localizado na Rua Domingos Rodrigues, nº85, bairro do Olho D’ Água.

Contato: 3248-1151 (coordenação).

Com informações do Portal Estadão

– Publicidade –

Outros destaques