terça-feira, 16 de abril de 2024

Chá para gripe e resfriado: receita caseira fácil de fazer

Com todo esse surto de gripe no país, nada melhor que aprender alguns chás para aliviar os fortes sintomas da gripe. Afinal, as infusões são alternativas naturais que podem diminuir ou dispensar o uso de remédios.

Em seguida, você conhece as soluções caseiras que ajudam a tratar esses problemas. Ao mesmo tempo, aprenda como preparar cada uma e os cuidados ao consumir.

Assim sendo, as principais opções de chá para gripe são:

  • Mel com limão;
  • Alho;
  • Casca de laranja com gengibre;
  • Chá verde com limão.

1. Mel com Limão

De acordo com uma pesquisa científica, o chá de mel com limão é uma ótima opção, pois pode aliviar a dor de garganta. O estudo também aponta que o mel é um supressor de tosse eficaz. Além disso, possui uma variedade de propriedades antibacterianas e antimicrobianas. Já o limão é uma excelente fonte de vitamina C. O nutriente desempenha um papel central no sistema imunológico, diminuindo a inflamação e aumentando a função das células imunológicas.

Nesse sentido, aumentar a ingestão de vitamina C também pode ajudar a tratar e prevenir muitos tipos de infecções respiratórias e sistêmicas. Mas fique atento quanto as contraindicações! O mel não é indicado para menores de 1 ano de idade. Isso porque, na maioria das vezes, contém esporos botulínicos que o sistema imunológico dos bebês não consegue combater.

2. Chá de Alho

Ainda assim, chá de alho é uma excelente alternativa natural para aliviar os sintomas da gripe. Segundo estudos, o alho contém o composto alicina, que pode conter propriedades antimicrobianas.

A fim de ajudar a evitar o mau hálito do alho, é possível fazer uma mistura de vinagre de maçã e água com mel. Uma rodela de limão também pode resolver o problema. Assim, para o preparo do chá, você pode adicionar limão e mel. Dessa forma, a infusão irá reduzir a gravidade dos sintomas do resfriado.

3. Chá de casca de laranja com gengibre

Ao mesmo tempo, o chá de casca de laranja com gengibre está entre os remédios naturais que reduzem os sintomas da gripe. Isso porque a laranja é fonte de vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico.

O consumo da vitamina C, então, ajuda a aliviar infecções do trato respiratório, incluindo o resfriado comum.

Segundo um estudo, o gengibre pode amenizar a dor de garganta causada pela gripe ou resfriado. Além disso, diminui o tempo de recuperação. Isso ocorre porque o gengibre possui compostos que podem aumentar a imunidade.

Entretanto, pode existir alergia ao gengibre. Também tenha cuidado ao usar chás e suplementos regularmente se estiver grávida, pois o gengibre causa desconforto gástrico. Interrompa o uso se isso acontecer.

Você também pode optar por marcas recomendadas pelo seu médico ou farmacêutico. Certifique-se de que os produtos que você escolher contêm gengibre real.

4. Chá verde com limão

Visto que o limão possui vários nutrientes necessários para o sistema imunológico, quando misturado com chá verde, torna-se uma infusão poderosa. A combinação aumenta a imunidade e os níveis de energia.

Estudos descobriram que certos compostos do chá verde, como EGCG, podem melhorar a função imunológica e proteger contra doenças autoimunes.

– Publicidade –

Outros destaques