sábado, 27 de julho de 2024

Chuvas: Itapecuru, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Santa Rita e Rosário em alerta

Nesta terça-feira (4), a Defesa Civil do Maranhão emitiu alerta aos municípios de Itapecuru-Mirim, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Santa Rita e Rosário. A preocupação é acerca das fortes chuvas que caem no estado desde dezembro, trazendo risco iminente de inundação.

É recomendada, pela Defesa Civil, a aplicação de planos de contingência nas áreas de riscos mapeadas pelas coordenadorias municipais. Em Trizidela do Vale e Pedreiras, militares da 13ª CIA já preparam plano de ação junto às prefeituras, devido a tendência de elevação do Rio Mearim, que atingiu a marca de 4,82 metros que, por enquanto, ainda está inferior a cota de alerta.

Municípios em Situação de Emergência

De acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), declararam situação de emergência os municípios de Barra do Corda, Jatobá e Grajaú. Diante da perspectiva do aumento das chuvas e do registro de eventos adversos, outros municípios deverão registrar o pedido de auxílio. 

Para tanto, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estabeleceu uma sala de situação especialmente para realizar o monitoramento das regiões e mobilizar recursos humanos e materiais para atendimento da população afetada.

Dentre as cidades afetadas pela chuva, duas têm destaque pelo impacto causado à população: Imperatriz e Mirador. Em Mirador, a cheia do rio Itapecuru provocou alagamento em vários pontos da cidade, atingindo diretamente cerca de 6 mil pessoas, segundo a prefeitura. A força das águas arrastou pontes e erodiu o solo, fazendo inclusive com que estradas cedessem.

O Corpo de Bombeiros do Maranhão, junto ao secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, estão conduzindo uma operação na qual as famílias estão sendo removidas de áreas de risco, recebendo alimentação e medicamentos.

Em Imperatriz, segunda maior cidade de São Luís, o Rio Tocantins transbordou, resultando em 86 famílias desabrigadas e 29 desalojadas. No local, o 3° Batalhão de Bombeiros Militar vem trabalhado para o resgate e deslocamento das pessoas atingidas para abrigos e locais seguros.

Nesta quarta (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emite alerta de perigo para todo o estado do Maranhão. A previsão é de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

– Publicidade –

Outros destaques