sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Cinco alimentos que podem trazer sorte na virada de ano

“Ano novo, vida nova”. Com certeza, você já ouviu essa frase, principalmente quando chega o final do ano. Para garantir que o desejo se torne realidade, algumas pessoas buscam uma ‘ajudinha’ no Réveillon, consumindo alimentos que são, tradicionalmente, vistos como aqueles que atraem sorte. Mas você sabe quais são? Confira abaixo cinco itens que os supersticiosos não podem deixar faltar na mesa da ceia de réveillon.

A gerente de operações do Grupo Mateus, Neidiane Pozzer, explica que os supermercados preparam, com antecedência, o estoque desses produtos. De olho na tradição, os supermercados já se preparam para atender a demanda por alguns itens específicos. “Há uma procura maior por produtos como carne de porco, lentilha, pescada amarela, camarão cinza e os vinhos espumantes. Então, nós nos preparamos e ficamos atentos à reposição”, revela.

Se você acha que não custa nada apelar para o cardápio de ano-novo hora de garantir boas energias, é só conferir a lista abaixo:

Lentilha
A lentilha é uma velha conhecida nesta época do ano: sempre está presente na ceia. Ela é tida como sinal de boa sorte pelos italianos. Uma colher bem servida já é suficiente para garantir que o ano inteiro seja repleto de fartura.

A lentilha também tem o benefício nutricional de reduzir o colesterol e oferece, ainda, as vitaminas B9 e B6, fibras e proteínas. Se não trouxer sorte, pelo menos é sinônimo de saúde!

Romã
Esta é conhecida como “a fruta que não pode faltar”. Consumida pelo ser humano há pelo menos seis mil anos, a romã foi associada por diversas culturas à beleza, fartura e fertilidade.

A fruta possui vitaminas, minerais, fibras e auxilia no combate ao colesterol ruim.

Nozes, avelãs e castanhas
Na cultura árabe, nozes, castanhas, avelãs e tâmaras são recomendadas para assegurar fartura ao ano que está começando. Embora tenham alto valor calórico, em quantidades controladas elas ajudam a combater o envelhecimento precoce das células do corpo. A castanha do Pará, por exemplo, é rica em selênio e ajuda a glândula tireoide a trabalhar melhor, enquanto a avelã, rica em magnésio e em gordura insaturada, contribui para a redução do mau colesterol.

Arroz
O arroz, prato mais comum da mesa dos brasileiros, representa riqueza, abundância e fertilidade. É por isso que os convidados costumam jogá-lo sobre os noivos quando saem da igreja: é uma maneira de desejar o melhor para o novo casal.

A tradição de comer arroz no ano novo vem de países asiáticos como Japão e Coréia. Eles têm o costume de comer arroz por acreditar que ele traz muita sorte.

Espumante
Pensou em celebração, pensou no momento em que se estoura um espumante. O ato de abrir a garrafa dá início à festa. Em alguns lugares do mundo, existe o costume de tomar três goles de champanhe e para cada gole fazer um pedido diferente.

– Publicidade –

Outros destaques