sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Cinco dicas na hora de viajar com as crianças nas férias

Antecipar as situações e se organizar é fundamental, orienta especialista

Uma das épocas mais desejadas e aguardadas por grande parte das famílias brasileiras são as viagens de férias. Mas quando o trajeto envolve crianças pequenas, é importante redobrar os cuidados e caprichar na organização. “Os pais precisam antecipar algumas situações que podem acontecer numa viagem”, orienta Mailton Fredson, pediatra do Hapvida NotreDame Intermédica.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas, para garantir que a viagem de férias seja tão divertida quanto promete. Veja abaixo:

01 – Aposte em uma mala de mão.

Além da bolsa de viagem, que pode ser despachada no embarque ou acomodada no bagageiro do carro, Mailton recomenda que os pais separem alguns itens essenciais para a criança em uma mala de mão. Esta mala deve conter uma muda de roupa completa para o bebê, além de uma camiseta para os adultos – afinal, acidentes acontecem! “Acrescente um trocador de fraldas, algumas descartáveis e outras de pano, além de lencinhos umedecidos. Também é recomendado andar com uma sacolinha plástica para o lixo e outra para roupas sujas”, orienta, reforçando ainda a importância de conversar com o pediatra para avaliar a necessidade de medicamentos que possam ser usados em situações de emergência.

02 – Tenha sempre água, lanches e brinquedos por perto.

Ter água, sucos e lanches à mão é vital para as crianças. Vale lembrar que bebês e crianças desidratam com mais facilidade que os adultos. “Isso é importante especialmente no caso de viagens com trajetos longos”, complementa o pediatra. Já para distrair a criançada, alguns brinquedos podem ser grandes aliados, principalmente quando elas estiverem entediadas.

03 – Utilize o equipamento de segurança adequado à idade da criança.

A acomodação de cada passageiro é outro item importante a ser considerado, especialmente quando se viaja de carro. Para as crianças é preciso checar qual o tipo de assento, de acordo com as regras de segurança estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Para cada idade, há um equipamento de segurança específico: bebê conforto, cadeirinha, banco de elevação. Verifique qual o recomendado para a faixa etária do seu filho e o ajuste corretamente”, explica.

04 – Vistorie o local de hospedagem.

Ao chegar no local de hospedagem, faça uma vistoria rigorosa de segurança em todo o recinto, identificando locais ou objetos que possam causar algum acidente. “Verifique o fechamento de portas que levam a varandas, locais de tomadas, frigobar em zonas baixas, objetos soltos, enfim, se antecipe a qualquer possível acidente que possa acontecer”, alerta.

05 – Cuidado com o excesso de sol.

Por fim, o pediatra reforça que, ao sair para os passeios, é importante sempre que as crianças utilizem o filtro solar e roupas adequadas para o tempo que estiver fazendo. As crianças também devem ficar protegidas, sempre que possível. “O carrinho de bebê e o canguru ajudam bastante durante esses passeios”, orienta.

Deu vontade de viajar, não é mesmo? Junte a família e boa viagem!

– Publicidade –

Outros destaques