quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

“Os Tambores de São Luís” de Josué Montello será relançado

Fotografia sem data de Josué Montello, trabalhando em sua máquina de escrever (Foto: CCJM/Arquivo)

A Casa de Cultura Josué Montello, em parceria com o Instituto Casa do Autor Maranhense, confirmou para o próximo dia 13 de junho o relançamento do romance Os Tambores de São Luís um dos principais romances de Josué Montello e considerado raro, sendo vendido no mercado paralelo por mais de R$ 100. O evento de lançamento acontece na sede da Casa de Cultura, que fica na Rua das Hortas, 327, no Centro Histórico de São Luís. Neste dia o livro será vendido pelo preço promocional de R$50.

Na saga de Josué Montello publicada em 1975 e que definitivamente colocou São Luís como palco de um dos principais romances brasileiros de todos os tempos, o velho Damião caminha pelas ruas do centro histórico na noite do nascimento de seu trineto, no início do século XIX.

O livro é apontado por especialistas como o grande romance brasileiro sobre a escravidão, onde o leitor acompanha a saga do negro brasileiro, suas lutas, dramas e tragédias que vão desde a chegada do negro ao Brasil, vindo em navios negreiros, passando pela luta da abolição da escravatura, até alcançar os preconceitos dos quais sofrem seus descendentes. Assim, Montello refaz imagens dos tempos do cativeiro e retrata ambiente cultural, político, econômico e as tensões que marcaram as relações entre senhores e escravos.

O protagonista da história reflete sobre seu tempo enquanto caminha pela cidade, embalado pelas batidas dos tambores vindo da Casa das Minas. As ruas, becos, casarões, os tambores e as vozes dos negros escravos são imortalizados na noite da cidade.

– Publicidade –

Outros destaques