Depois de quatro dias de investigação pelos territórios maranhenses, incluindo os munícipios Arari, Caxias, Brejo, foco de grandes conflitos fundiários, estão em São Luís, os integrantes da equipe que organiza a 6ª edição da SSB (Semana Social Brasileira), com o tema “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, que começou nesta sexta-feira (24), dia de São João.
O encontro tem como objetivo montar um manifesto com denúncias que retratam a situação dessas comunidades para encaminhar a organismos nacionais e internacionais.
O bispo de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, um dos integrantes da equipe, diz que é semana de missão e tem a importância de escutar, de ouvir o clamor do povo, perceber os tantos direitos que lhe são negados.
“… Por exemplo, se a gente olha o cerrado, todo o desmatamento que está acontecendo, lançamento de agrotóxico, cada vez vai massacrando as comunidades tradicionais. O Brasil que nós queremos, não é o do agrotóxico, da violência; o Brasil que nós queremos o Brasil da vida com dignidade” declara o bispo.
A 6ª edição da SSB foi iniciada em 2020 e segue até 2023; tem como proposta a construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores, há 30 anos. É mais um momento de denúncia contra toda a violação dos direitos humanos, dos direitos à vida, do direito à justiça, do direito ao bem viver.
Participam da missão, representantes que animam e articulam a 6ª Semana Social Brasileira no Maranhão: Regional Nordeste 5 da CNBB, Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Comissão Pastoral da Terra (CPT-Maranhão), Conselho Indigenista Missionário (Cimi-Maranhão), Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP-Maranhão), Pastoral da Criança e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs-Maranhão). Da articulação nacional da 6ª SSB estarão: assessoria das Pastorais Sociais e da 6ªSSB, Pastoral Operária, Rede Jubileu Sul Brasil e Comissão Brasileira Justiça e Paz e o apoio da assessoria de comunicação da Inspirar Inovação e Comunicação.
O que são SSB
As Semanas Sociais Brasileiras (SSB’s) são convocadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e mobilizadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sóciotransformadora da CNBB. São processos construídos de forma coletiva, à luz da Doutrina Social da Igreja, com as Pastorais Sociais, Movimentos Populares, Igrejas Cristãs, no diálogo inter-religioso, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil, num debate sociopolítico e socioambiental, para uma atuação sociotransformadora.