quarta-feira, 19 de junho de 2024

CNH Digital já é utilizada por mais de 530 mil condutores no Maranhão

Em um avanço significativo para a modernização do trânsito, mais de 530 mil condutores maranhenses já adotaram a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital). Este número crescente de usuários reflete a praticidade e a segurança que o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) proporciona.

O aplicativo da CDT é um serviço do Ministério da Infraestrutura, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que oferece acesso fácil e rápido à CNH diretamente pelo smartphone, evitando transtornos e possíveis penalidades por falta do documento.

A CNH Digital possui a mesma validade jurídica da versão impressa e é reconhecida em todo o território nacional. Ao fazer a primeira habilitação ou renovar a CNH, o sistema já disponibiliza a versão digital do documento.

Além disso, o aplicativo da CDT disponibiliza outras importantes funcionalidades, como permitir que o condutor esteja sempre atualizado sobre sua situação junto ao Detran e demais órgãos de trânsito, consulta de infrações e notificações, acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) e acesso a conteúdos de educação para o trânsito.

De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, a adesão à CNH Digital é mais um passo rumo à modernização e digitalização dos serviços públicos no Maranhão. “Esse importante serviço proporciona mais praticidade, segurança e eficiência para todos. O Detran reafirma seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, complementou.

Baixar CNH Digital

Para usufruir de todas as vantagens, basta baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito em seu smartphone, ele está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

O processo é simples: Após a instalação, o usuário deve fazer acesso através do Login Único do Gov BR, apontar a câmera para o QR Code que fica na parte de trás da carteira de motorista e depois tirar uma foto dentro do aplicativo. Por último, deve confirmar o CEP cadastrado no Detran do estado onde a CNH foi feita. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo vai gerar a CNH Digital.

Para mais informações sobre o serviço, acesse o site do Governo Federal.

– Publicidade –

Outros destaques