segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Começa Semana do Encarcerado em unidades prisionais do interior

As ações da XV Semana do Encarcerado tiveram inicio, nesta segunda-feira (25), no interior do Maranhão. Com o tema”Política de Assistência Humanitária nas prisões: um novo caminho”,as atividades prosseguem até sexta-feira (29). O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) a fim de promover a humanização e a ressocialização dos encarcerados.

Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria Adjunta de Justiça, que montou uma programação com atividades culturais,religiosas e assistenciais. No primeiro dia teve ações na Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) de Caxias e nas Unidades Prisionais de Ressocialização(UPRs) de Bacabal, Davinópolis, Rosário e Santa Inês.

Na CCPJ de Caxias, as atividades foram coordenadas pela Pastoral Carcerária do Maranhão. Os internos participaram de trabalhos de integração deles com seus familiares, assistiram a palestras e receberam atendimentos médicos, jurídicos, psicológicos e sociais.

Na UPR de Bacabal, os trabalhos se destacaram pelas ações religiosas. Houve um culto ecumênico e palestrasmotivacionais. Os internos tiveram a oportunidade de evangelizar e participar de orações. Além disso, foram contemplados com as assistências social,cultural, educacional, jurídica, material e de saúde.

As ações na UPR de Davinópolis foram voltadas para a assistência social. Com exposição de artesanato feito pelos próprios apenados, a iniciativa incentivou a criatividade e contribuiu para elevar a autoestima do preso.

As UPR de Rosário e de Santa Inês promoveram palestras com o tema ?Remição de pena pelo trabalho e pela educação?. A proposta é a inclusão dos detentos no mercado de trabalho e a inserção deles nas salas de aula. Buscando qualificar, capacitar e profissionalizar o apenado foram oferecidos cursos nas mais diversas áreas. Na ocasião, os internos ainda assistiram a uma palestra sobre a ?Reinserção Social dos egressos no mercado de trabalho?.

Para o secretario adjunto de Justiça,Kécio Rabelo, a semana intensifica os trabalhos de reintegração social no sistema prisional do Maranhão. Segundo ele, hoje, os internos estão tendo a oportunidade de mudar de vida por meio das ações promovidas pela Sejap. ?O foco é a reinserção social do interno?.

Mais ações

As atividades prosseguem com ações de saúde, jurídica, psicológicas e as demais previstas na Lei de Execução penal(LEP). Durante a semana serão feitos atendimentos odontológicos, torneios esportivos, apresentações teatrais, dinâmicas de grupo, além de entrega de kits de higiene bucal e de limpeza, entre outros.

A programação do evento ainda tem como finalidade fortalecer o vínculo familiar do homem privado de liberdade, ofertando visitas regulares dos filhos e esposas dos internos nas unidades.

– Publicidade –

Outros destaques