No dia 6 de setembro São Luís celebra o Dia Municipal do Tambor de Crioula, uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. A data marca a importância da manifestação cultural reconhecida em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil e está sendo celebrada na capital desde o dia 30 de agosto. Hoje ocorre o encerramento das festividades, a partir das 17h, com o Festejo de São Benedito, organizado pela Mestra Rosa Barbosa na Casa do Tambor de Crioula (Praia Grande).
A programação, que tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura por meio da Casa do Tambor de Crioula, inicia com uma procissão em homenagem a São Benedito pelas ruas do Centro Histórico, a seguir, ocorrem a ladainha em homenagem a São Benedito, roda de tambor de crioula com o grupo Unidos de Santa Fé e o derrubamento do mastro, erguido no início das comemorações.
O Dia Municipal do Tambor de Crioula foi instituído pela Lei Municipal 4.349 em 21 de junho de 2014. Em 27 de março deste ano, o Governo do Maranhão, por meio do Decreto 34.718, reconhece a manifestação como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado institucionalizando ações de salvaguarda. Entende-se por salvaguarda de um bem cultural imaterial medidas de promoção, proteção e preservação que concorram para continuidade e fortalecimento de uma prática cultural.
Neste ano as comemorações do Dia Municipal do Tambor de Crioula ocorrem pelo segundo ano consecutivo na Casa do Tambor de Crioula, centro de referência dessa manifestação, sendo um dos mais novos equipamentos culturais da cidade.