quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Comer espinafre pode deixar seu cérebro 11 anos mais jovem

No geral, a maioria das pessoas sabem que os vegetais fazem bem para a saúde, porém, você sabia que comer apenas uma porção de folhas verdes por dia pode afastar a demência?

Pesquisadores da Universidade Rush, em Chicago avaliaram a dieta e a capacidade mental de cerca de 950 pessoas mais velhas entre 2 e 10 anos. Os participantes, que tinham uma idade média de 81 anos, participaram de 19 testes para avaliar a sua função mental e foi identificado, a partir de uma lista de 144 itens quais alimentos e bebidas estavam mais presentes em suas dietas.

Os adultos que comiam vegetais de folhas verdes como espinafre e couve uma ou duas vezes por dia tinham um declínio cognitivo significativamente menor em relação àqueles que não o faziam, mesmo quando outros fatores como educação, exercício físico e histórico familiar de demência eram levados em conta.

Na média, os participantes que comiam folhas verdes interromperam a declínio mental por uma média de 11 anos, revelaram os pesquisadores na Conferência de Biologia Experimental, em Boston, Estados Unidos.

A pesquisadora chefe, Martha Clare Morris, afirmou: “Perder a capacidade de memória ou cognitiva é um dos maiores medos das pessoas à medida que envelhecem. Desde que o declínio da capacidade cognitiva é o ponto central para a doença de Alzheimer e demências, o aumento do consumo de vegetais de folhas verdes poderia oferecer uma maneira muito simples, acessível e não-invasiva de proteger potencialmente o cérebro da doença de Alzheimer e demência”.

Morris disse que os benefícios das folhas verdes estão provavelmente ligados aos seus elevados níveis de vitaminas e nutrientes, como a vitamina K, luteína, ácido fólico e betacaroteno.

Um estudo anterior na Suécia liga o espinafre à uma melhor força muscular.

– Publicidade –

Outros destaques