terça-feira, 16 de abril de 2024

Comércio não abre as portas nesta segunda-feira

O comércio de São Luís amanheceu de portas fechadas nesta segunda-feira (20). A suspensão dos serviços é feita em decorrência do Dia do Comerciário. O atendimento será normalizado apenas amanhã (21).

 

Os supermercados, pontos com grande circulação de consumidores durante a semana, não atenderão durante a data comemorativa, conforme decisão da Associação Maranhense de Supermercados. 

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que as lojas da Rua Grande também estarão fechadas, assim como estabelecimentos comerciais de outras áreas da capital maranhense. As lojas e quiosques dos shoppings seguem a mesma determinação.

 

Entenda

 

Para compreender as origens do Dia do Comerciário, é preciso voltar ao inicio do século XX. As condições de trabalho para os comerciantes naquela época eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos. 

 

Os “caxeiros”, como eram conhecidos os comerciários neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão ao qual eram submetidos. Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas. As manifestações e associações começaram a se espalhar por todos os estados do país. 

 

No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciários marchando em direção a sede do Governo, o Palácio do Catete, onde os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. 

 

A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida pela Presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário. 

 

– Publicidade –

Outros destaques