quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Comissão coordenadora divulga candidatos aptos às eleições acadêmicas

A comissão coordenadora do processo de consulta prévia aos cargos de diretores dos centros, chefes de departamentos e coordenadores de cursos divulgou nesta terça-feira, 19, a lista dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas, de acordo com os critérios pré definidos no Edital Comissão Eleitoral Nº 02/2015. A eleição está marcada para o dia 9 de março.

Nos bastidores, os candidatos já articulam apoio em busca de votos. Candidata à diretoria do Centro de Ciências Sociais, a professora do Departamento de Educação II, Lindalva Maciel  pretende conquistar eleitores para as propostas que defende. “Quando falo em empoderar os cursos, buscamos ouvir seus coordenadores, chefes e professores e buscar todos os recursos que forem importantes e necessários ao bom funcionamento de cada curso e departamento, com respeito à autonomia e às iniciativas em favor da qualidade de ensino aos alunos desta universidade”, acentuou.

Para a professora do Curso de Medicina, candidata a diretoria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Maria do Carmo Lacerda Barbosa, a principal proposta é defender um projeto que venha fortalecer a articulação da graduação com a pós-graduação de modo a favorecer a melhoria dos indicadores de qualidade dos cursos da saúde. Ao mesmo tempo, ela deseja fazer a aproximação com a gestão estadual, municipal e associações comunitárias, através das ações ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.

“A proposta é garantir a revitalização desse processo e estimular também a mediação do diálogo permanente do CCBS com os demais cursos desta universidade, uma vez que os centros, às vezes, trabalham de forma isolada. Precisamos trabalhar de uma maneira mais dialogada e próxima com a gestão superior para que a gente possa traçar metas que sejam comuns dentro da universidade”, revelou.

Candidato à coordenação do Curso de Comunicação Social do Campus de Imperatriz, Carlos Alberto Claudino Silva, realça, em relação aos discentes, a importância de apoio às empreses juniores, assim como quer estreitar o diálogo e incentivá-los a participar mais ativamente nas atividades extracurriculares.

“A ideia é buscar a consolidação do curso nesses seus dez anos de existência, porque o curso ainda não se afirmou na região. Outra proposta é a consolidação do corpo docente, a estruturação dos laboratórios, principalmente da assessoria de comunicação e o estúdio de TV”, afirmou.

Para o candidato a Chefe do Departamento de Educação II, Acildo Leite da Silva, as principais metas e diretrizes de sua gestão são: buscar maior integração do curso de Pedagogia com as demais Licenciaturas da UFMA; defender os interesses do Departamento de Educação II nas diversas instâncias da Administração Superior de forma altaneira e independente; e estabelecer diálogos frequentes e constantes com os docentes, buscando soluções compartilhadas; entre outras.

“Pretendemos assegurar a participação de todos, valorizar a autonomia e a democratização da administração, consolidando assim o processo democrático e participativo dos docentes e representantes discentes do curso de Pedagogia”, contou.

Veja as lista completas dos candidatos aptos a concorrer: 

Candidatos a Diretor de Centro, Chefe de Departamento e Coordenador de Curso de Graduação

Candidatos a Coordenador de Curso de Graduação

Candidatos, em ordem alfabética, e seus respectivos currículos e planos de trabalho:

A a I

J a W

– Publicidade –

Outros destaques