sexta-feira, 25 de abril de 2025

Conclave! Veja quem pode ser e como concorrer a papa

Na prática, todos os homens católicos e batizados podem ser escolhidos como papa. No entanto, a prática da Igreja Católica é a de eleger para a função somente aqueles que são cardeais. Esse costume está estabelecido na Igreja desde o século XIV”.

Votação no conclave

O Colégio de Cardeais é composto por 120 cardeais. Esse número foi estabelecido no pontificado de Paulo VI, em 1975, sendo mantido até então. Todos os cardeais eleitores devem ter menos de 80 anos. Com a morte ou renúncia do papa, o conclave tem até 20 dias para se reunir.

Uma missa é realizada na Basílica de São Pedro no dia que se inicia o conclave. No primeiro dia do conclave, uma única eleição será realizada entre os membros. Os cardeais devem assinar o nome do seu candidato em uma cédula. Esses cardeais não podem votar em si mesmos. Se não houver um papa eleito no primeiro dia, então os cardeais se reúnem no dia seguinte.

A partir do segundo dia, é iniciado um esquema de votação que funciona da seguinte maneira: são realizadas quatro eleições por dia, sendo duas de manhã e duas à tarde. Após três dias com esse ciclo se repetindo, se não houver um papa eleito, então os cardeais se retiram por um dia do conclave para realizar orações.

Esse esquema é repetido por sete vezes, e, caso não houver um papa eleito, acontecerá uma disputa final entre os dois cardeais mais votados, sendo que uma última votação determinará o vencedor. O papa que vence a disputa deve aceitar a sua eleição e indicação para se tornar o novo papa.

Como é anunciado o resultado do conclave?

A tradição utilizada pela Igreja Católica para sinalizar que o conclave teve seu fim é o uso das fumaças que saem da chaminé da Capela Sistina. Durante o conclave, são emitidas fumaças de duas cores, sendo que a de cor preta indica que o conclave não elegeu ninguém e uma nova eleição será realizada. Por fim, quando um novo papa for eleito, uma fumaça branca será emitida das chaminés da Capela Sistina.

O que acontece após o conclave?

Depois do conclave, um cardeal diácono vai a público para informar a população da escolha do novo papa, informando também o nome pelo qual ele escolheu ser chamado durante o seu pontificado. O novo papa é investido na sua função e vestido com as vestes que são designadas a ela, e, então, o novo representante se dirige à varanda da Capela Sistina para cumprimentar os fiéis que aguardam sua aparição”.

– Publicidade –

Outros destaques