Em uma ação realizada na noite dessa quinta-feira(22), a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento a uma mandado de prisão definitiva contra o ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, de 70 anos. Ele é acusado pela justiça pela prática do crime de estupro ocorrido em janeiro de 2016, no município de Santa Inês.
Além de ex-prefeito, Ribamar Alves também foi ex-deputado federal. Ele foi localizado e preso em uma unidade de saúde da cidade de Nova Olinda, onde atuava como médico.
Segundo o inquérito policial, a vítima, uma estudante missionária, de 18 anos, do estado do Paraná, estaria a cerca de 20 dias na cidade onde, de forma voluntária, seria uma revendedora de livros com o objetivo de arrecadar fundos para a missão.
Na ocasião, o então prefeito teria participado de um almoço informal com o grupo de missionários, mostrando interesse em comprar uma quantidade grande de livros, com o propósito de distribuir na rede municipal de educação de Santa Inês.
Em outra oportunidade, o Ribamar Alves teria recebido a jovem dentro de seu carro, nas proximidades da residência onde ela estaria instalada, com o propósito de finalizar o acordo da compra dos livros. Porém, segundo relatos da estudante, o ele teria lançado a proposta de comprar os livros em troca de que a vítima mantivesse relações sexuais com ele.
Na ocasião, houve resistência por parte da vítima e, em seguida, ele obrigou a missionária a ir até um motel da cidade, onde a vítima teria sido violentada sexualmente. Após o crime, a vítima procurou a delegacia para denunciar o ato.
Na época do fato, RibamarAlves foi autuado em flagrante pelo crime de estupro e, transferido para a capital maranhense, para finalizar o auto de prisão em flagrante na Superintendência da Polícia Civil do Interior (SPCI), sendo posteriormente encaminhado para uma unidade prisional.
Já nessa quinta-feira (22), ele foi preso por uma equipe da policiais civis da Delegacia Regional de Santa Inês, sendo apresentado na delegacia para atender aos procedimentos de praxe.