terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Confira a programação de aniversário de São Luís 402 anos

A Cidade de São Luís comemora aniversário com atividades culturais e shows musicais de caráter religiosos. Particularidades não faltam à capital do Maranhão. São Luís é a única cidade do país fundada por franceses e berço de ícones da cultura popular brasileira, como o Bumba-meu-boi e o Tambor de Crioula. São Luís também detém a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina. Neste domingo (7), dia que antecipa os 402 anos de fundação, todo esse patrimônio está em festa.

Para comemorar a data a Prefeitura de São Luís, por meio da Func,traz uma programação especial dos 402 anos de fundação da cidade. A programação terá a participação de diversos segmentos musicais, incluindo reggae, música gospel, além de teatro. A programação oficial de aniversário de 402 anos da cidade teve início nesta sexta–feira (05) e prossegue nos dias 6, 7 e 8.

 

Sexta (5)

O início das comemorações das festividades pelo aniversário de São Luís tem início com Roda de Conversa “Pungada da Ilha”na Galeria Trapiche, no Centro Histórico (Praia Grande), das 15h às 18h.

A roda de conversa será sobre o processo de salvaguarda do tambor de crioula e aspectos da tradição e da preservação da manifestação cultura, com exposição alusiva ao tema na Galeria Trapiche.
Convidados: Prof. Dr. Sérgio Ferretti (UFMA) e Neto de Azile (coordenador do comitê gestor do projeto de salvaguarda). Apresentação do grupo Tambor de Crioula PaiVéio.

O primeiro show das festividades será “Vibrações Positivas” que reunirá cantores de reggae com destaque nacional e regional na Praça Maria Aragão, no Centro às19h. O show também é uma Comemoração pelo Dia Municipal do Regueiro, instituído pela Lei 4.102 de outubro de 2002.
Entre as estrelas do show estão nomes como Levi James, Luiz Guerreiro, Celso Reis e as bandas Capital Roots e Filhos de Jah. Durante o espetáculo, serão homenageados com comendas o vocalista e líder da banda Tribo de Jah, FauzyBeydoun, e o radialista e DJ Tony Tavares (in memoriam).

A iniciativa de reunir cantores, bandas, grupos de dança, radialistas, pesquisadores, colecionadores, proprietários de radiolas, bares, clubes, lojas de discos, produtos artesanais e industriais e uma infinidade de vertentes e atividades da cadeira produtiva do reggae em São Luís está alinhada com a proposta de integração do movimento reggae defendida pela Prefeitura.

O Município tem como objetivo ampliar esse potencial amparando atividades que atualmente não ocupam a linha de frente da cadeira produtiva, como o artesanato. A comissão trabalha para concretizar uma antiga aspiração da massa regueira maranhense, a construção do Museu do Reggae. O acervo será adquirido através de doações.

 

SHOW “VIBRAÇÕES POSITIVAS”

18h – FM NattyNaifson
18h40 – Equipe Star Discos
19h20 – Garotinhos Beleza
19h40 – DJ Gisleno
20h20 – Amsterdã
20h40 – Banda Raiz Tribal
21h – DJ Betto
21h20 – Frank Miller
21h40 – Grupo de dança Saint Louis
22h – Banda Filhos de Jah e Grupo de dança GDAM
23h20 – Celso Reis
23h50 – Luiz Carlos Guerreiro
23h – Levy James
23h10 – Santa Cruz
23h30 – Jorge Black
23h50 – Banda Capital Roots
00h10 – Equipe FM do Clubão
Encerramento com FM NattyNaifson

sábado (6)
A programação em comemoração aos 402 anos da fundação de São Luís deste sábado (6), em dois momentos. Primeiro, às 17h, será realizado o Projeto “Pungada da Ilha”, em comemoração ao Dia Municipal do Tambor de Crioula.O evento, que se estende até à meia-noite, vai contar com a apresentação de cinco grupos de tambor de crioula, procissão e ladainha. O local será a Fábrica das Artes – Rua de São Pantaleão, na Madre de Deus.

Na ocasião, estará disponível para entrevistas o coordenador geral do Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula, Neto de Azile que pode falar sobre a importância da data e o que o tambor de crioula representa em suas vidas.

O segundo momento vai contar com o show “Imenso Amor”, com apresentação do padre João Carlos e participação da banda católica “Paresia”. Com início marcado para às19h, o espetáculo será realizado na Praça Maria Aragão.Neste local, a sugestão de entrevistado é o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves; além do público presente.

 

Domingo (7)
No dia 7 a Praça Maria Aragão será o palco do show gospel Show “Glórias”com a cantora Bruna Karla, e participação da banda local Marcados pela Promessa.
Bruna Karla já lançou diversos álbuns, entre os mais vendidos estão “Advogado Fiel”, “Bruna Karla ao vivo”, “Amo Você” e o mais recente “Aceito o Teu Chamado”, e foi indicada ao Grammy Latino 2010. A apresentação contará com a participação da banda maranhense Marcados pela Promessa. Início às 19h na Praça Maria Aragão

 

Segunda (8)

A programação noturna, às será marcada pela musicalidade jovem da banda PedeGinja, Phill Veras e da dupla sertaneja Victor e Bruno; e sacramentada pela experiência do músico Chiquinho França. O evento intitulado “Louvação a São Luís terá início às 19h, na Praça Maria Aragão.
Na ocasião, o cantor Phill Veras vai lançar seu mais novo trabalho, intitulado “Carpete”. O artista maranhense é considerado uma das grandes revelações da música pop-rock, conseguindo destaque na crítica nacional e na internet; tendo, em menos dois meses, seu novo álbum disseminado como um dos melhores discos do ano por blogs e sites da música brasileira.
Uma das surpresas da noite será a dupla sertaneja mirim Victor e Bruno. Eles se apresentaram durante a programação do São João 2014 e conquistaram o público, levando ao convite para voltar ao palco da Maria Aragão na festa dos 402 anos de São Luís.
No local, sugerimos como entrevistado o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), entre outras autoridades presentes ao evento. Também podem ser ouvidos os músicos que vão participar da programação.

– Publicidade –

Outros destaques