Em transmissão realizada na manhã desta quarta-feira (3), o Governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou por meio das redes sociais oficiais do Governo do Estado as novas medidas e restrições que serão adotadas no período de 5 a 14 de março de 2021. As medidas tem como objetivo conter o avanço do novo Coronavírus.
O pronunciamento veio após o Brasil ter alcançado um novo recorde de mortes desde o início da pandemia, com 1.726 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 257.562 óbitos desde seu começo. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.274. A variação foi de 23% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença. O Maranhão está entre os 15 estados com alta no número de mortes.
Em vídeo o governador ressaltou também a importância do uso contínuo das máscaras de proteção e também alertou sobre a importância de não criar, acreditar ou repassar fake news.
O governador afirmou ainda que, não irá entregar as novas doses recebidas para os municípios que não comprovarem pelo menos 60% de aplicação das doses anteriores.
A falta de comprovação prejudica o estado no que diz respeito a busca por novas doses. As vacinas ficarão armazenadas até que a comprovação seja realizada.
Outras medidas
Festas e eventos: Estão suspensas festas, shows, eventos, mesmo que empresariais, em todo o Estado do Maranhão.
Estabelecimentos comerciais em São Luís: As atividades comerciais poderão funcionar das 9h às 21h. Supermercados e bares estão inclusos.
Algumas exceções poderão ser aplicadas desde que requeridas junto à SEINC.
Medida poderá ser expandida para outras cidades.
Ônibus: Terá ampliação na frota de ônibus administrados pelo Governo do Estado.
Creches, escolas e universidades: Estão suspensas todas as atividades presenciais durante o período. Ensino será feito de forma remota.
Serviço público estadual: Estão suspensas todas as atividades presenciais durante o período. Exceto serviços essenciais. Grupos de maior risco deverão ser afastados, inclusive no setor privado.
Edital para artistas: Com a proibição das atividades do setor de entretenimento, o governo do estado, por meio da Secretaria de cultura, lançará, no próximo dia 10 de março de 2021, um edital com 1.000 (mil) vagas para cadastro de artistas para o recebimento de um Auxílio emergencial cultural no valor de R$1.500 (mil e quinhentos reais). No total serão distribuídos 1,5 milhão. Inscrições poderão ser realizadas em cultura.ma.gov.br
O Governador afirmou ainda que, a fiscalização será mais rigorosa e que a falta de cumprimento poderá levar à interdição.