A chegada da tocha olímpica em São Luís será neste domingo (12) e com ela, diversas apresentações de shows de artistas maranhenses, exposições, dança e grupos folclóricos serão realizados.
As atrações culturais acontecerão em vários pontos do revezamento da tocha começando por São Luís e seguindo para as cidades de Barreirinhas, na segunda-feira (13), e Imperatriz, na terça-feira (14). Em São Luís, o trajeto começa no Centro Histórico, depois vai para os locais do Anjo da Guarda, Cohatrac, Turu, Avenida Litorânea, Praia da Ponta D’Areia, Lagoa da Jansen, terminando na Praça Maria Aragão.
No Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia, a cantora maranhense Flávia Bittencourt apresenta show a partir das 17h. No repertório canções dos três últimos CDs e DVDs vão celebrar a chegada da tocha olímpica na cidade. Na Praça Maria Aragão, o bumba meu boi marcará o evento com apresentação dos bois Maracanã, Nina Rodrigues, Brilho da Ilha e Pirilampo, a partir das 19h.
Em Barreirinhas o ponto alto do revezamento será palco para o show do Grupo Lamparina e da cantora maranhense Tereza Canto, que mostrarão todos os ritmos do Maranhão. Além dos shows diversas atrações locais acompanharão o percurso da tocha em vários pontos da cidade.
Em Barreirinhas o evento dará visibilidade mundial a um dos cenários mais belos do mundo, os Lençóis Maranhenses com seus 155 mil hectares de paisagens deslumbrantes, cheio de dunas e lagoas de água cristalina.
A chama olímpica também passará pelo centro histórico da capital São Luís, tombado como patrimônio mundial e repleto de casarões e azulejos que misturam influências francesas, portuguesas e holandesas.
Na região tocantina o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos principais atrativos turísticos naturais do município maranhense. Imperatriz prima pela rica biodiversidade do Cerrado e pela beleza de suas paisagens naturais compostas por paredões, cavernas, cânions, buritizais e cachoeiras, que formam piscinas de águas cristalinas.